Todos os tipos

Dicas de Prevenção e Combate ao Incêndio

Dicas de Prevenção e Combate ao Incêndio

Todos os anos, incêndios atingem casas, hotéis, prédios, shoppings e empresas, causando prejuízo para todos os que são afetados e trazendo risco à vida de muitas pessoas. O incêndio começa de maneira rápida e é por isso que é essencial que você saiba se proteger contra incêndios. É por isso que criamos esse artigo guia explicando tudo o que você precisa saber sobre prevenção e combate ao incêndio.

Quando um foco de fogo se inicia, o tempo para que você consiga escapar ileso na maioria das vezes é muito curto, pois basta apenas de dois a três minutos para que o fogo comece a se espalhar para materiais potencialmente inflamáveis que estão na sua casa, ameaçando a sua vida e a de seus familiares, amigos ou colegas de trabalho. Quando o fogo se espalha, as atitudes heroicas e de combate ao incêndio devem vir de você, pois leva algum tempo até que os bombeiros possam chegar ao local para de fato apagar o incêndio que está afetando o seu imóvel. Mas fazendo simples ações e seguindo as nossas dicas, você poderá prevenir incêndios, estando sempre alerta caso um foco de fogo se inicie, e sabendo quais ações tomar.

Para proteger a si mesmo e as pessoas que você ama, siga as nossas dicas abaixo e garanta que você seguirá todas elas.

Não se esqueça que caso o problema seja grave, ou você não saiba como proceder em sua situação de incêndio, você pode ver aqui na Brasil-Infos a nossa Lista de Bombeiros Mais Próximos de Você na sua Cidade. Você também pode ligar para a Polícia em caso de uma emergência muito grave, para isso veja a nossa Lista das Delegacias de Polícia mais Próximas de Você.

Dica Número 1 - Equipamentos de Prevenção e Combate ao Incêndio

1- Extintores de Incêndio

Apesar do Extintor de Incêndio ser o equipamento de combate a incêndios mais conhecido, poucas são as pessoas que realmente possuem um extintor em seus imóveis e poucos são os empreendedores que de fato se aplicam a seguir todas as regras de segurança contra incêndio. Ter extintores na sua casa e saber como usá-los é essencial para caso uma emergência aconteça. Mas caso um foco de fogo se inicie, não utilize o extintor para qualquer tipo de fogo, você precisa saber que eles só podem ser utilizados para incêndios muito pequenos e que estão contidos em um local. Por exemplo, caso o fogo tenha iniciado no seu fogão em uma panela, ou na sua lixeira, por algum motivo. Se por acaso alguns dos cômodos da casa começar a pegar fogo rapidamente e você vê que a fumaça está preenchendo o ambiente, não tente bancar o herói, saia da casa imediatamente e leve seus familiares. Você precisa ter ao menos um extintor em cada andar da sua casa.

Eles precisam ser colocados nos cômodos com maior probabilidade de início do incêndio, como por exemplo a cozinha e a garagem onde o risco é maior. Existem diversas classificações de extintores, para as ocorrência em sua casa, os extintores classificados como "ABC" são o suficiente para a sua proteção. Apesar de não ser difícil utilizar extintores de incêndio, você precisa ao menos conhecer as noções básicas de uso. Muitas pessoas não sabem como usar um extintor, mesmo tendo um em casa. É importante que você saiba como utilizar um extintor visto que qualquer incêndio dobra de tamanho a cada 60 segundos, e você certamente não quer ficar sem saber o que fazer em uma situação de emergência.

Leia mais sobre os Equipamentos de Combate ao Incêndio e veja uma lista de imagens e outras dicas.

1.1 - Como usar o Extintor de Incêndio

  • -Primeiro determine se você pode combater o tipo de fogo com um extintor. Se o fogo for maior do que você, ou se a o cômodo já estiver preenchido por fumaça, retire todo mundo de dentro de casa.
  • -Fique posicionado de costas para a saída, para que você possa sair rapidamente se necessário. Não fique posicionado apenas com o extintor na mão em um canto que você não possa sair.
  • -Puxe o pino.
  • -Mire o bocal para a base de início do fogo. Acertar as chamas do topo não será efetivo. Você precisa mirar no chão, atingindo a base onde o fogo se inicia.
  • -Aperte o ativador. De maneira controlada, aperte o ativador para liberar o produto no fogo.
  • -Mova de um lado a outro. Com o bocal apontado para o local certo e pressionando o ativador que libera o produto, mova o extintor de um lado a outro até que o fogo acabe. Continue mirando na base enquanto você move. A maioria dos extintores irá apagar o fogo entre 10 a 20 segundos.

2- Detector de Fumaça

Alarmes de incêndio são com certeza os maiores salvadores de vida quando um incêndio começa a se espalhar em uma casa. A maioria das ocorrências de falecimento por incêndio em casa ocorrem em locais que não possuem um alarme de incêndio. E em outros casos o alarme pode não estar funcionando adequadamente, ou estar sem bateria. Alarmes de incêndio são de fato muitas vezes ignorados, mas eles são certamente uma das peças mais importantes que você deve ter em casa. Seguindo as nossas dicas abaixo você irá diminuir e muito as chances de incêndios que podem levar a fatalidades na sua casa.

Leia mais sobre os Tipos de Detectores de Fumaça disponíveis no mercado e veja mais informações sobre eles.

2.1- Passo a Passo do que fazer.

  • -Existem dois tipos de alarmes: O detector por ionização, que é melhor em detectar rapidamente pequenas quantidades de fumaça produzidas por fogo rápido , e o fotoelétrico, que detecta praticamente o fogo desde o seu início. O de Ionização é o mais comum e é muito mais barato. Ele pode detectar a fumaça rapidamente. Mas o melhor é claro, seria utilizar um sensor que use ambas tecnologias.
  • -Garanta que o alarme esteja instalado em cada quarto, e em cada cômodo. E também garanta que exista ao menos um em cada andar, incluindo o porão.
  • -Teste os seus alarmes mensalmente com o botão de "teste". Se o alarme não funcionar, primeiramente troque a bateria e tente novamente. Se não funcionar novamente, troque o alarme.
  • -Troque a bateria dos seus alarmes de fumaça uma vez por ano. Se o seu alarme começar a apresentar um sinal de bateria fraca, troque ela imediatamente; Não apenas desligue ele e espere que você irá trocar mais tarde.
  • -Troque o alarme por inteiro a cada 10 anos, ou quando o botão de teste falhar.
  • -Não desconecte-o quando estiver cozinhando. A maioria dos casos de incêndio ocorre quando você está cozinhando, especialmente nos fins de semana quando os fogões são utilizados o dia inteiro. Quando o alarme dispara a tendência é que você o desligue. Em vez disso, coloque um ventilador perto do alarme, abra janelas, ou algo do tipo.
  • -Pense em cada membro da sua família. Se algum membro da sua família é surdo ou não escuta bem, coloque um alarme que dispara com as luzes. Também há opções de alarmes que funciona por vibração.

Dica Número 2 - Plano de Fuga

Caso um incêndio se inicie na sua casa e o alarme de incêndio de espare, você precisa ter um plano de fuga bem trabalhado. Você pode ter menos de 30 segundos para fugir de casa quando ela começar a pegar fogo, portanto você não pode desperdiçar nenhum segundo pensando para onde você e os membros da sau família devem ir. A maioria das pessoas não pensa em um plano de fuga, e se você ainda não pensou em um, tire um tempo hoje mesmo para pensar sobre isso com a sua família e crie um plano:

Passo a Passo

  • -Reúna todos os membros da sua família e fiquem juntos para discutir sobre o plano. Se você não conseguir fazer isso, garanta que aqueles que não estão com você saberão o que fazer. 
  • -Vá para todos os cômodos da sua casa pensando no plano de fuga.
  • -No seu plano, marque e deixe claro onde estão os extintores, assim como os detectores de fumaça.
  • -Pense em duas maneiras de sair de cada cômodo. Sair pela porta é sempre a maneira preferencial, mas as janelas oferecem uma segunda opção. Tenha também sempre uma janela no seu porão para poder ter duas opções de fuga.
  • -Ensine os seus filhos sobre como escapar por conta própria. Mostre a eles, por exemplo, como sair pelas janelas de maneira segura.
  • -Crie um local de encontro fora de casa. Garanta também que este é um local seguro.
  • -Teste o seu plano de fuga duas vezes por ano, fazendo com que ele seja o mais realista possível.
  • -Coloque um desenho do plano na geladeira. Diga também para os seus convidados sobre o seu plano caso eles decidam passar uma noite na sua casa.

 

Outras coisas a se levar em consideração:

  • Se houver qualquer pessoa na sua casa com deficiência física, garanta que o seu plano atende as suas necessidades.
  • Se houver bebês, idosos, ou pessoas com mobilidade reduzida, designe alguém para tomar conta dele e levá-los para um local seguro em caso de emergência.
  • Feche as portas quando estiver saindo da casa, isso fará com que o fogo se espalhe de maneira mais lenta.
  • Garanta que as janelas de escape no seu plano de funga são fáceis de serem abertas.
  • Tenha certeza de que as crianças também entenderam o plano da melhor maneira possível de acordo com a sua idade. Faça com que eles repitam o plano pra você, e até mesmo deixe que eles pratiquem por conta própria. 

Dica Número 3 - Remova Possíveis Riscos de Incêndio de Áreas comuns

A maioria dos inícios de incêndio vem dos seguintes riscos abaixo. Saber como lidar com esses riscos é a melhor maneira de prevenir incêndios e proteger a sua família.

Cozinhar: A cozinha é o local mais comum onde se iniciam focos de incêndio. É o local onde fica o seu microondas, óleo de cozinha, panelas para fritar, entre outros.

  • -Nunca deixe a cozinha sem ninguém quando estiver cozinhando, especialmente quando você estiver utilizando óleo em temperaturas altas.
  • -Desligue o fogo ou o microondas sempre que terminar de cozinhar.
  •  -Mantenha materiais inflamáveis, como toalhas, distantes do fogão.

Acidentes com o cigarro: Essa é a causa número um de mortes por incêndio em casa. Mas para resolver isso é muito simples: Nunca fume dentro de casa. Depois que terminar de fumar, apague totalmente o cigarro antes de jogá-lo no lixo.

Equipamentos Elétricos.

Eletrodomésticos, equipamentos de iluminação, tomadas e fiação.

  • - Verifique todos os eletrodomésticos e lâmpadas para garantir que eles não estão com fios desencapados ou queimados. Retire ele da tomada imediatamente caso encontre.
  • - Não sobrecarregue as tomadas com muitos dispositivos de alta carga ao mesmo tempo. Tome cuidado especialmente com banheiros e cozinhas, e espalhe os eletrodomésticos em outras tomadas da melhor maneira possível. É recomendado que você utilize apenas um dispositivo de alta carga por tomada.
  • - Se você tiver problemas regulares com alguma tomada ou fiação, caso ela esteja soltando faíscas, ou com luzes piscando, chame um eletricista para resolver o problema antes que ele se manifeste de maneira mais séria. - Utilize lâmpadas que fazem parte da voltagem recomendada para a sua casa.
  • - Apenas utilize extensões de maneira temporária. Se você estiver utilizando uma extensão com muita frequência na sua casa, é melhor resolver instalar outra tomada.
  • - Não coloque extensões sob qualquer tapete, pano, ou qualquer outra coisa que possa pegar fogo facilmente. As cordas da fiação podem esquentar ou soltar faíscas, lhe pondo em risco.

Velas. Frequentemente as velas causam muitos acidentes, porém com pequenas medidas, você pode praticamente eliminar todas as chances de que uma vela inicie um incêndio na sua casa.

  • - Como você deve saber, o inverno é o período mais perigoso, assim como tradições religiosas onde algumas pessoas tendem a acender velas para entes queridos ou para santos. Fique atento sempre a essas situações, principalmente se houver muito papel nas proximidades.
  • - Boa parte dos incêndios por vela ocorrem no quarto. Se você deseja ter uma noite romântica, garanta que as velas estejam em uma superfície estável e que ela não vai cair quando você estiver dormindo.
  • - Mantenha as velas distantes de qualquer coisa que queima facilmente; a maior parte dos incêndios por vela começam porque elas entram em contato com material inflamável.
  • - Apague todas as velas que estiverem acesas quando sair de um cômodo.
  • - Nunca deixe velas ao alcance de crianças.

 

Veja também uma lista que irá lhe ajudar a Diminuir os Riscos de Incêndio em casa.

 

Muitas dessas dicas são de senso comum, e quando estamos muito ocupados pensando em outras coisas podemos acabar esquecendo de tomar essas precauções básicas. Você nunca pode deixar de se previnir contra incêndios. As coisas mais valiosas para nós, que são a nossa vida e a nossa família, dependem disso.

Não se esqueça também que você pode diminuir boa parte dos riscos de incêndio se tudo estiver em ordem com a eletricidade na sua casa. Caso você tenha algum problema com fiações, tomadas, ou qualquer outro problema relacionado a eletricidade, veja a nossa Lista de Eletricistas Mais Próximos de Você na sua Cidade.

últimos dicas