Pesquisar por categoria

As Maiores Igrejas do Brasil - Conheça um pouco da História da Religião no Brasil

 

O Brasil é um país com uma grande diversidade de religiões e temos orgulho disso e, embora o respeito nem sempre esteja presente entre uma religião e outra, podemos dizer que temos o orgulho de ser um país altamente diversificado. As religiões de matriz Africana estão presentes no Brasil praticamente desde que ele foi descoberto, e tendo sido os escravos trazidos de diversas regiões da África, é fácil entender o porquê de tantas religiões africanas estarem presentes no brasil. Hoje iremos discutir na Brasil-Infos sobre religião, diversidade religiosa e fazer um apanhado sobre as igrejas mais antigas do Brasil.

 

Um Contexto Histórico sobre as Religiões Brasileiras e o papel da Igreja no Brasil

Mesmo enquanto Colônia, o Brasil já apresentava uma vasta diversidade religiosa devido a mistura de povos desde a sua descoberta em em 22 de abril de 1500. Os portugueses traziam de um lado a religião Cristã e, com o objetivo claro de catequizar todos os não cristãos incluindo índios e escravos, essa foi a religião que mais se difundiu e que até hoje se mantém como sendo a religião com mais seguidores no país.

No entanto, os africanos já tinham a sua própria religião, sendo ela vasta devido a mistura de povos e tribos africanas que foram escravizadas, incluindo até mesmo o Islamismo. E também as religiões, ou crenças, dos indígenas que já estavam presentes no brasil e em sua maioria seguiam a crença religiosa xamanista.

Ao longo dos anos do brasil colônia, os missionários que aqui chegavam não estavam muito interessados em dar assistência religiosa aos já colonos, mas sim, em converter indígenas e escravos a sua religião, mas por volta do século XVIII a necessidade de assistência social em amplo sentido levou a criação de irmandades, também conhecidas como confrarias religiosas.

Devido ao papel central da igreja no brasil colônia, os divertimentos eram raros na vida da sociedade, que ficam mais centralizados nas áreas urbanas como no Rio de Janeiro e na Baía, época em que o governo-geral estava sedeado.

Quanto aos escravos, mesmo após serem forçados para a conversão ao cristianismo, estes continuaram com suas crenças animistas e, em conjunto com as crenças, vieram também embarcados os seus sacerdotes. Fazendo de tudo para manter as suas antigas crenças e os seus rituais ancestrais, os escravos mantinham os seus instrumentos do Candomblé, religião amplamente praticada na África e até hoje bem difundida no brasil não só por negros, como também por brancos e pardos.

O Candomblé tem por base a adoração da natureza e da sua alma, sendo então conhecida como uma religião anímica. Mas, como essa religião também tinha como crença a existência de um único criador, a sua assimilação com o cristianismo não foi difícil, e boa parte dos seguidores de candomblé aceitaram ao Deus cristão.

No entanto, a assimilação boa parte das vezes era seguidas de práticas e rituais tanto do Candomblé quanto do Cristianismo, fato que levou a perseguição de diversos praticantes da religião, mas a mesma conseguiu sobreviver bem até os dias de hoje e, embora o preconceito tente tratá-la como uma religião de magia negra, a quantidade de informação hoje nos fornece a opção de repensar e pesquisar um pouco mais sobre o tema para saber que essa é uma religião que prega o amor a natureza, e muitas vezes ao próprio Deus cristão.

Apesar dos diversos esforços da Igreja Católica em tornar os indígenas e os africanos em um só povo cristão, a resistência sempre existiu e as crenças religiosas de ambos se mantém até os dias de hoje.

 

As Maiores Igrejas do Brasil

Com o passar do tempo novos povos vieram ao Brasil trazendo novas culturas e novas crenças, crenças essas que acabaram por introduzir grandes igrejas no país para devoção da sua religião. É por isso que decidimos fazer uma lista com as maiores igrejas do brasil para que você se impressione com a sua grandiosidade e beleza, e são locais que com certeza valem a pena pra você visitar.

 

10 -  Mesquita Omar Ibn Al-Khatab - Foz do Iguaçú, Paraná, Brasil

Fundada em 23 de março de 1983 a Mesquita Omar IBN Al-Khatab pode ser considerada como uma das dez maiores igrejas do Brasil. É de surpreender que, embora a religião cristã seja a mais difundida no país, um templo de religião Islâmica tenha sido construído pela comunidade árabe e esteja entre os maiores do país.

 

Isso também te surpreende?

Mesquita Omar Ibn Al-Khatab

Pois é! A capacidade da igreja é muito maior do que você imagina, chegando a abrigar entre 800 a 1000 fiéis por culto.

O seu nome faz referência a Omar Ibn Al-Khatab o mais poderoso dos califas bem guiados e um dos mais poderosos e influentes governantes muçulmanos.

A sua arquitetura foi inspirada no centro sagrado do islamismo, a mesquita de Al-Aqsa, em Jerusalém.

 

9- Templo Zu Lai - Cotia, São Paulo, Brasil

O templo Zu Lai é um templo de denominação budista humanista inaugurado em 5 de outubro de 2003. Ocupando um terreno de 150 mil m² o templo consegue abrigar até três mil fiéis. O objetivo do templo é ser aberto ao público, deixando a natureza búdica ao alcance de todos e divulgando o budismo através da educação, cultura, filantropia e purificação espiritual.

Templo Zu Lai

Certamente é um templo de tamanho respeitável e, com certeza, você não esperava encontrar um templo budista na lista, certo?

 

8 - Santuário do Pai das Misericórdias - Cacheoira Paulista, São Paulo, Brasil

O Santuário do Pai das Misericórdias é um dos mais recentes, começou a ser construído em 2008 e teve suas obras finalizadas em dezembro de 2014. O templo é de religião Católica, a sua missa de inauguração foi celebrada pelo Bispo da Diocese de Lorena Dom João Inácio Müller.

Santuário do Pai das Misericórdias

O templo tem capacidade para até 5 mil pessoas e durante a sua inauguração cerca de 150 mil pessoas passaram pelo local durante o fim de semana.

 

7 - Catedral Metropolitana de São Paulo (Catedral da Sé) - São Paulo, São Paulo, Brasil

A construção da Catedral Metropolitana de São Paulo teve início em 1913 e foi concluída em 1967, tendo sido inaugurada ainda inacabada em 1954. A igreja tem arquitetura neogótica, sendo o quarto maior templo neogótico do mundo.

Catedral Metropolitana de São Paulo

O templo, além de ser incrivelmente belo, também tem ampla capacidade, abrigando até 8 mil fiéis por culto.

 

6 - Templo de Salomão - São Paulo, São Paulo, Brasil

A mais nova dentre as maiores igrejas do Brasil, o Templo de Salomão é a sede mundial da Igreja Universal do Reino de Deus. A Construção é uma réplica do segundo templo de Jerusalém citado na bíblia.

Em seu primeiro ano de funcionamento o templo obteve mais de 2 milhões de visitas, e ele chega a receber 400 mil fiéis por mês. A sua capacidade é para até 10 mil pessoas sentadas.

Templo de Salomão - São Paulo

Em quesitos de tamanho construído, o templo chega a superar o Templo de Aparecida, maior templo Católico do Brasil, porém em quesitos de capacidade o templo não atinge números tão altos.

O templo foi inaugurado em 13 de agosto de 2014.

 

5 - Grande Templo - Cuiabá, Mato Grosso, Brasil

O grande templo de Cuiabá é sede da Igreja Evangélica da Assembléia de Deus. Ele teve a sua construção iniciada em 1985 e finalizada em 1996. Era até tempos atrás o maior templo religioso da América Latina.

Grande Templo - Cuiabá

O terreno tem área construída de mais de 100 mil metros quadrados, capacidade para até 60 mil pessoas sentadas e estacionamento para até 10 mil veículos.

Se você é católico, ou um apreciador da religião católica ou até mesmo de arquitetura, com certeza você deve visitar esse templo.

 

4 - Santuário Theotokos (Mãe de Deus) - Santo Amaro, Zona Sul de São Paulo, Brasil.

O Santuário Mãe de Deus é considerado como o “Santuário do Padre Marcelo Rossi” por ser o local criado para a suas missas. O Santuário conta com capacidade para até 100 mil pessoas, porém, apesar disso, não fica claro se são 100 mil pessoas sentadas ou em pé, e tudo indica que em pé já que 25 mil podem ficar na parte interna e 75 mil na parte externa.

Santuário Theotokos

O Santuário é extremamente amplo e foi construído em uma área de mais de 30 mil metros quadrados contando com amplo espaço em vez de móveis, o que permite o maior número de pessoas.

O santuário mãe de Deus foi inaugurado em junho de 2017 e já conta hoje com diversos fiéis, sendo de religião Católica.

 

3 - Templo da Glória de Deus - Goiânia, Goiás, Brasil

O Templo da Glória de Deus é sede de uma das maiores igrejas do Brasil, a Igreja Pentecostal Deus é Amor.

Templo da Glória de Deus

O Templo foi inaugurado em 1º de Janeiro de 2014 e tem capacidade para mais de 60 mil pessoas em ambiente fechado, sendo o segundo maior templo da capital paulista com 63 mil metros quadrados construídos.

 

2 - Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida - Aparecida, São Paulo, Brasil

Sendo o maior templo católico do Brasil e o segundo maior do Mundo o Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida fica em aparecida no interior de São Paulo e conta mais de 143 mil metros quadrados construídos. Em tamanho, perde apenas para a Basílica de São Pedro no Vaticano.

Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida

Sua construção foi iniciada em 10 de setembro de 1946 e finalmente consagrada em 4 de julho de 1980 levando 38 anos para ser finalmente construído. O Santuário é visitado anualmente por mais de 12 milhões de romeiros de todas as partes do Brasil.

 

1 - Cidade Mundial - Guarulhos, São Paulo

Templo da Igreja Mundial do Poder de Deus, a Cidade Mundial pode ser considerada como o maior templo do brasil, tendo capacidade para receber até 150 mil pessoas. O espaço conta com 240 mil metros quadrados e foi erguido com ajuda dos fiéis que contribuem com ofertas específicas, sendo o maior templo evangélico do continente.

Cidade Mundial - Guarulho

A igreja no entanto foi fechada por estar impedindo o trânsito na cidade de São Paulo devido ao grande número de fiéis visitando o local e então reinaugurada como Cidade Mundial dos Sonhos de Deus na região do  Brás em São Paulo.

A Brasil-Infos tem essas e outras informações sobre igrejas, se você quer encontrar a igreja mais próxima de você na sua cidade, não deixe de conferir o site da Brasil-Infos.

últimos dicas