Todos os tipos

Tudo o que você precisa saber sobre os Correios e Serviços de Entrega de Encomendas no Brasil

 

Sua encomenda foi extraviada? Você quer calcular o frete? Precisa saber como fazer uma entrega internacional? Aprenda isso e muito mais aqui.

 

 

No Brasil existem diferentes serviços de entrega e serviços de courier que você pode utilizar. Você pode contratar motoboys, transportadoras, serviços particulares de entrega, ou até mesmo fazer o transporte por si mesmo com um automóvel próprio sendo ele carro, moto, ou caminhão.

Mas não há dúvidas de que a maior empresa de entrega de encomendas do Brasil é o Correios, que praticamente monopoliza os serviços de entrega no país.

Mas você sabe tudo o que pode fazer quando opta por enviar sua encomenda pelos Correios? Descubra um pouco mais sobre o funcionamento dos Correios, confira o que fazer caso você perca sua encomenda, caso sua encomenda seja danificada, como rastrear a sua encomenda, qual o horário de entrega dos correios, como conseguir fazer a garantia do produto entregue, como calcular o frete e muito mais aqui neste artigo.

Não se esqueça também de que temos aqui na Brasil-Infos uma lista completa com todos os Correios mais próximos de você na sua cidade.

Serviços de Entrega dos Correios - Sedex e PAC, quais as diferenças?

No Brasil, todos os serviços de encomenda são registrados, mas caso você queira enviar cartas, você pode postá-las de maneira simples ou registrá-las. O Rastreamento permite que você possa visualizar online uma descrição detalhada do trajeto percorrido desde a sua origem até o seu destino, fazendo com que você possa estar sempre atualizado sobre onde está o seu produto. Dessa forma, tanto para o serviço de entrega via PAC, quanto pelo SEDEX, você terá a opção de rastrear a sua entrega. Saiba mais sobre o rastreamento lendo abaixo.

No Correios, o modelo de entrega via PAC é o serviço de entregas econômicas do Correios, sendo o serviço de entrega não expressa e para envio exclusivo de produtos. Os prazos de entregas de produtos através do PAC são maiores, porém os preços são consideravelmente mais baixos. O PAC é então a escolha ideal para consumidores que buscam economizar e fazer entregas simples. É mais utilizado por pessoas que NÃO tem urgência na entrega dos produtos. Já para o cliente que busca um serviço de entrega rápido ou de urgência, o SEDEX é o líder do segmento no Brasil, sendo o serviço de encomenda expressa dos correios. O SEDEX possui diferentes modalidades sendo as mais utilizadas o SEDEX, SEDEX 10, SEDEX 12 e SEDEX HOJE.

Modelos de Entrega - SEDEX, SEDEX10, SEDEX 12 e SEDEX HOJE

Para o SEDEX 10, existe a garantia de entrega da encomenda até as 10 horas do dia útil seguinte ao da postagem. Há uma taxa de indenização ao cliente caso o produto passe mais de 15 minutos do horário da postagem. Confira aqui as indenizações aplicadas por atraso. No entanto, nem todas as cidades estarão disponíveis para este serviço e portanto é necessário que você vá conferir junto à agência o CEP para o qual você deseja enviar o produto. Além disso, o peso máximo admitido para o SEDEX 10 é de até 10kg. Similar ao SEDEX10, o SEDEX12 funciona fazendo entregas até as 12 horas do dia útil seguinte ao da postagem e também aplica indenizações caso o produto ultrapasse este horário de entrega. Há também uma área de cobertura por localidade e você pode conferir a lista de indenizações por atraso e a cobertura clicando aqui.

Para o SEDEX HOJE, os serviços serão entregues no dia EXATO ao da postagem, e é claro, você precisará conferir o CEP para saber se a localidade que você deseja enviar o seu produto está disponível para este tipo de serviço. No entanto, regras são aplicadas para a entrega através do SEDEX HOJE e você precisará fazer a postagem de segunda a sexta-feira no máximo até as 13:00 nas agências dos correios. A primeira tentativa de entrega será feita até as 18 horas do dia da postagem. Confira aqui as taxas de indenização e outros detalhes. Existem, no entanto, diversos produtos não podem ser enviados pelos correios e por isso ele possui uma lista de proibições e restrições. Se você está na dúvida se o seu produto pode ser entregue ou não, veja aqui a lista de produtos que não podem ser entregues pelos correios.

Reclamações Sobre Entregas

Quando o Correios opta por enviar em Van ou Moto?

Diferente de outros serviços de entrega, nos Correios você não escolhe como a sua entrega será realizada e essa escolha será feita pela própria empresa. Portanto, a Van será enviada na maioria dos casos já que as entregas são realizadas por até duas pessoas. Em raros casos, como na entrega de pacotes pequenos, podem ser enviados motoboys dos Correios para realizar a entrega. E para a entrega de documentos, geralmente carteiros saem a pé fazendo as entregas da agência até o local de destino.

Qual o horário de entrega dos correios?

O horário de entrega vai variar dependendo do serviço escolhido, no entanto, a maior parte das entregas é realizada até as 12 horas e apenas no caso do SEDEX HOJE a entrega será realizada até as 18 horas.

Como Calcular o Frete dos Correios?

O Correios disponibiliza um serviço online onde você poderá calcular o frete e saber quanto custará a sua encomenda antes mesmo de realizar a postagem. Você também pode conferir na agência se tiver interesse. Para isso você precisará de algumas informações como CEP de origem, CEP de destino, tipo do serviço (PAC, SEDEX...), embalagem dos correios, e o peso estimado. Para fazer a conferência online agora mesmo, acesse a calculadora de frete dos correios.

Mercadoria Não Foi Entregue - O que fazer?

Primeiramente, as reclamações por atraso na entrega só podem ser feitas se o prazo de entrega do produto estiver expirado. Se o prazo estiver realmente expirado, você tem um limite de até 30 dias para abrir uma reclamação, a contar da data prevista da entrega. Caso o seu produto não tenha sido entregue no prazo, primeiramente verifique através do rastreamento (veja seções abaixo) onde o produto está. É possível que tenham tentado entregar no dia, mas você não estivesse em casa. Neste caso, verifique qual tipo de serviço você utilizou e quando eles entregarão novamente.

O normal é que sejam feitas 3 tentativas de entrega. Se você não quiser esperar, você pode se direcionar até a agência onde o produto está e ir retirá-lo em mãos na própria agência. Mas fique atento, se depois da terceira tentativa de entrega você não receber o produto, é muito provável que a encomenda será devolvida ao remetente. Você também tem direito a indenizações caso o atraso na entrega seja longo, verifique aqui a lista de indenizações por atraso para todos os tipos de entrega dos correios.

Entrega Extraviada, Roubo ou Produto Perdido - O que fazer?

Caso a entrega tenha sido extraviada, roubada ou perdida, os valores pagos pelo serviço de entrega serão restituídos, junto com os valores dos serviços e produtos adicionais adquiridos (Exemplo: Caixa de encomenda dos correios).

Produto Danificado, Avaria Total ou Parcial - O Que fazer em caso de Sinistro?

Todos os produtos que sofrerem danos resultantes do transporte, sendo elas de avaria total ou parcial sofrerão indenizações, resultantes de avaliações dos Correios. Mas atenção, existe uma série de produtos onde as indenizações não serão pagas. Você pode conferir essa lista clicando aqui. Veja também na seção abaixo de Garantias, como proceder para ter de volta o dinheiro investido no produto.

Entrega Domiciliar - Como proceder?

Para entrega domiciliar os serviços mais utilizados são o PAC e o SEDEX, sendo o PAC o serviço econômico com prazos mais demorados e o SEDEX um serviço mais caro porém com entregas rápidas. Para realizar a entrega domiciliar são necessárias antes que se atendam alguns critérios.

1. O local de entrega do objeto postal deve estar correto.

2. Deve haver vias e logradouros com fácil acesso para a entrega dos carteiros

3. As placas das ruas e logradouros devem estar devidamente identificadas.

4. Os imóveis devem ter a numeração ordenada e única. 5- Deve haver caixa receptora para a entrega da encomenda, ou um responsável no local para receber e assinar a encomenda.

 

Sendo atendidos todos esses critérios, as encomendas poderão ser enviadas a domicílio, caso esses critérios não sejam atendidos, os objetos postados serão encaminhados para a agência mais próxima do imóvel. Algumas cidades estão Restritas para entrega domiciliar, portanto, nestes casos, os Correios enviarão a encomenda para a agência mais próxima diretamente. A encomenda ficará lá por um prazo determinado de 07 dias, e após o prazo de 07 dias os objetos serão devolvidos para o remetente. Há também a restrição para entrega domiciliar aos sábados, essa restrição ocorre em uma série de cidades. Confira essa lista para saber se sua cidade está entre a lista de restrições de entrega aos sábados.

Como ter Garantia dos Correios?

O serviço de Valor Declarado pode ser fornecido para pessoas físicas ou jurídicas em todo o território nacional.

O serviço tem a função de gerar indenização do material extraviado, roubado, ou danificado durante a atuação do serviço dos correios. Essa indenização pode ser parcial ou total a depender do tipo de dano que o produto sofreu. Mas para ter direito a esta garantia de valor declarado é necessário que se tenha em mãos a nota fiscal original do produto.

Rastrear Encomendas - Como rastrear encomendas nos Correios?

Mesmo na era da informação, algumas encomendas podem ser perdidas durante o seu transporte. Mas ao menos, hoje em dia, é muito mais fácil lidar com uma encomenda perdida. Existem maneiras de rastreá-las com o código de barras, scanner e outros métodos de rastreio que torna fácil verificar onde a encomenda foi parar - e ainda mais importante - onde não foi parar. Se sua encomenda não chegou, isso significa que você ainda não a assinou; e isso é fácil de provar.

O primeiro passo que você deve seguir é ligar para a empresa do serviço de entregas, ou até mesmo acessar o seu site para verificar online onde a sua encomenda foi parar. Se realmente a sua encomenda estiver perdida, a empresa irá lhe redirecionar para o processo de indenização já citado acima. Cada empresa de serviço de entrega e serviço de correio tem seus próprios procedimentos para lidar com pacotes que tenham sido perdidos em trânsito e para assim poder rastreá-los. Todos serviços de entrega, incluindo os de entrega de encomendas e produtos, possuem em seu site informações acessíveis sobre como utilizar os seus serviços de rastreamento. Ao enviar uma encomenda, você receberá um código para fazer o rastreio do seu produto, e esse código pode ser rastreado acessando o site de rastreamento dos correios.

O código é similar ao seguinte: AA123456789BR. Portanto digite-o na área de pesquisa e clique em “Rastrear” para prosseguir.

Entregas Entre Estados - Como entregar uma encomenda para outro estado no Brasil?

No Brasil, como os Correios estão presentes de maneira geral em todos os estados, é muito fácil entregar encomendas para outros estados e o procedimento é basicamente o mesmo. Você inserirá o Endereço, Número, CEP, Bairro, Cidade e Estado e pronto. Como as distâncias entre um estado e outro costumam ser maiores do que as distâncias entre cidades do mesmo estado, a única coisa que irá mudar neste procedimento é o valor que será mais alto.

Entregas Internacionais - Como enviar uma encomenda para outro País?

Comprar de outro país pela Internet é muito fácil e não paramos pra pensar que existe todo um procedimento de logística por trás das nossas compras. Portanto, no Brasil, quais são as modalidades e serviços de entrega para outros países? Para o serviço de entregas internacional o remetente tem muito mais opções de envio. Existem empresas particulares que tentam competir com os Correios e inclusive empresas estrangeiras que fazem serviços de entrega internacionais, dentre elas, talvez a mais conhecida seja a FEDEX, que além de tudo é uma empresa extremamente confiável.

Para os correios, existe a modalidade de EMS - Express Mail Service. Essa é a modalidade de envio mais rápida oferecida. É um serviço de entrega expressa internacional onde você poderá enviar documentos e mercadorias de até 30kg em prazo reduzido e com entrega para até 200 países ao redor do mundo.

Veja também:
Lista com os melhores Serviços de Transporte no Brasil.
Lista com os melhores Serviços de Mudança e Carreto no Brasil.

últimos dicas