Pesquisar por categoria

Bombeiros no Brasil

Apesar de muitos acharem que os bombeiros surgiram inicialmente para combater incêndios nas grandes cidades, na verdade eles surgiram dentro dos navios, já que navios de madeira apresentavam grande risco de incêndio, seja em batalhas, seja nas operações diárias. O nome da corporação se deve ao fato de eles utilizarem bombas d’água para apagar o fogo.
A primeira corporação de bombeiros no Brasil foi criada em 1856 pelo Imperador D. Pedro II. Em 1880 ela passou a ter uma hierarquia militar, sendo assim conhecida como Corpo de Bombeiros Militar (ou CBMs). Atualmente, o corpo de bombeiros é essencial para qualquer cidade e principalmente aquelas de grande tamanho. Quem pensa que os bombeiros apenas combatem incêndios se engana: eles também atuam no resgate de pessoas em acidentes de trânsito, em desmoronamentos de edifícios, desastres naturais e salvamentos em casos extremos. Contudo, a sua área de atuação mais conhecida é claramente a de combate a incêndios, na qual são facilmente reconhecidos pelos veículos-tanque vermelhos. Esses veículos estão equipados com as mangueiras de alta pressão, para apagar incêndios até mesmo nos prédios mais altos.

Para saber maiores informações sobre os bombeiros da sua cidade, como por exemplo a sua localização exata, o número de telefone e horário de funcionamento, a Brasil Infos traz para você uma lista extensa que você pode conferir logo abaixo.