Aqui na Brasil-Infos, separamos as melhores dicas para os serviços cadastrados em nossos catálogos. Aqui você pode conferir dicas excelentes dos serviços que estão catalogados na página, bem como conhecer as empresas perto de você e saber a opinião de outras pessoas que utilizaram aquele serviço.
Um desses serviços essenciais para o funcionamento da nossa economia em geral e não só no Brasil, mas no mundo todo, é o Serviço de Transporte ou Frete.
Você já deve ter passado ou mesmo conhece alguém que já passou pela necessidade de utilizar um serviço desse tipo, buscando sem parar, algum frete perto e que fosse barato. No entanto, é essencial se informar antes de consultar o serviço de que necessita.
A situação do Frete no Brasil hoje em dia é que ele é utilizado desde a compra de um produto online, até uma mudança, ou mesmo na logística entre as grandes, pequenas, médias e microempresas.
Os serviços de transporte são essenciais para o funcionamento da economia do Brasil, não é a toa que ouvimos sempre falar da importância dos caminhoneiros nas atividades econômicas no Brasil inteiro.
Basta você pegar uma estrada pelo país e você pode verificar as placas dos caminhões, de onde eles vêm e para onde eles vão.
Eles simplesmente rodam o país inteiro, do Oiapoque ao Chuí, como se diz, e é o serviço de transporte que facilita o acesso de nós brasileiros às mercadorias, produtos e outros serviços também do resto do mundo.
Mas esse tipo de serviço pode ser realizado de várias formas diferentes.
É por isso que, aqui na Brasil-Infos, nós selecionamos as principais diferenças para você entender um pouco mais sobre ele.
O serviço de transporte ocorre na contratação de uma empresa ou de uma pessoa para realizar um frete, seja para um cliente, empresa ou mesmo para uso particular.
Assim, a transportadora ou o empreendedor autônomo que faz o transporte fará o serviço mediante uma cobrança.
No caso das empresas, muitas optam mesmo por ter a carga própria. O que significa que a empresa não contrata um terceiro ou um profissional para realizar a entrega, mas tem seus próprios funcionários para essa finalidade. A diferença é que a própria empresa arca com os custos dos veículos, dos profissionais e de toda infra-estrutura e manutenção desse setor da empresa, tendo a vantagem de obter maior autonomia.
Mas, afinal, você sabia que quem paga o frete não necessariamente é você? Ou pelo menos não diretamente?
O serviço de transporte tem um papel fundamental, porque sem eles nenhum outro setor funcionaria. Pare para pensar em qualquer produto que tem na sua casa, ele não estaria aí se não fosse armazenado, estocado e entregue com todos os cuidados desse setor fundamental da economia.
É por isso que esse ramo implica responsabilidade e, claro, fiscalização, para dinamizar os processos que envolvem a satisfação da clientela seja ela empresarial ou particular.
A qualidade, a rapidez, a segurança e o cuidado com as mercadorias é o que garante o preço justo no setor. E, portanto, leve sempre em conta esses fatores na contratação de um serviço desse tipo.
É por isso que foram desenvolvidos dois tipos de fretes bem conhecidos no Brasil, tendo em conta a responsabilidade e o custo final do serviço prestado: o frete CIF e o frete FOB.
O CIF (Cost, Insurance and Freight) é a sigla em inglês que significa Custo, Seguro e Frete e cuja responsabilidade juntamente com os custos estão por conta apenas do vendedor.
Isso mesmo, o vendedor terá total responsabilidade desde o embarque à entrega final da mercadoria ao destinatário.
O frete, o seguro e os impostos serão pagos antes de a carga sair.
A empresa que contrata o serviço de frete se responsabiliza por manusear e entregar ao destinatário e para fazer isso pode ela inclui esses custos no valor do produto.
Esse tipo de frete é muito bom no caso de empresas que tem relação direta com o consumidor, isto porque o cliente não precisa assumir a responsabilidade da entrega nem ter o conhecimento no ramo desse negócio. Afinal, ninguém é especialista em tudo que é tipo de serviço que precisa uma vez na vida, não é mesmo?
Assim, esse tipo de frete está aí para resolver seus problemas.
Outro fator também é a simplicidade do custo para o cliente final. Como o valor está inserido no produto, todo o processo se simplifica para o destinatário. A mercadoria só vai ser considerada entregue quando estiver, de fato, nas mãos do destinatário e, no Brasil, a maioria dos fretes rodoviários são feitos assim.
Então basta imaginar o quanto você já consumiu esse tipo de frete direta ou indiretamente na sua vida.
Além disso, ele é usado em e-commerce com venda para o consumidor final ou entre empresas. Ele está associado aos volumes comerciais e a reduzir custos, com isso, para o comprador final.
FOB significa Free On Board, ou livre a bordo.
Essa tradução está ao pé da letra, mas o que quer dizer?
Significa que o comprador está assumindo todos os riscos e não o vendedor. Ou seja, o vendedor está livre da responsabilidade do serviço de transporte daquela mercadoria a ser enviada.
Já o comprador assume total responsabilidade, riscos e custos.
Mas, então, qual seria a vantagem desse tipo de frete?
Ele é o contrário do CIF. A responsabilidade aqui é do cliente, porém só é feito após a entrega da carga ao destinatário final.
A vantagem está para quem já conhece o ramo. O FOB é muito útil na negociação entre empresas, pois ali o comprador conhece o serviço de transporte e isso facilita todo o processo. A vantagem é que o comprador, caso tenha melhores condições em vista, pode negociar e gerenciar melhor o serviço prestado do que o próprio vendedor que não está ligado ao ramo.
Agora que você já sabe os diferentes tipos de frete utilizados no Brasil, você deve ainda está com algumas perguntas na cabeça. Selecionamos aqui as principais perguntas em relação a esse serviço e o que você precisa saber antes de fazer a contratação.
Você pode ter percebido nesses últimos tempos que o consumo digital aumentou muito em todo o mundo.
A quarentena, como efeito consequente da pandemia da COVID19 foram os grandes responsáveis por isso. As lojas estão fechadas ou com horários reduzidos, as pessoas estão mais tempo em casa e as compras online estão mais frequentes que nunca.
Então, você já pode imaginar que esse setor está com uma demanda mais alta que nunca. E você está certo.
No entanto, no Brasil, os pedidos estão cada vez mais demorados. As pessoas andam reclamando muito sobre a demora na entrega.
Os prazos estão mais longos e os fretes grátis ou aquele frete barato estão cada vez mais difíceis de encontrar.
Isso está acontecendo porque a relação entre o frete e o prazo está diferente nos dias de hoje. Houve um aumento muito rápido de demanda que deixou surpresos todos os funcionários do ramo.
Em tempos ditos “normais”, as grandes empresas se preparavam para ocasiões especiais para atender a demanda. Elas organizavam uma Black Friday, ou mesmo as festividades durante o ano, bem como o natal e o ano novo. Elas tinham no calendário essas altas demandas pontuais, mas agora a alta demanda é uma constante.
Quem já precisava de logística agora precisa muito mais e quem não tinha esse serviço na sua empresa teve que entrar no esquema de entregas.
Outro fator é que os grandes varejistas do Brasil têm uma rede de empresas de entrega terceirizada para não depender dos correios. Assim, uma empresa de grandes marcas tem cerca de mil parceiros de entrega diferentes em todo o Brasil. No entanto, muitos desses parceiros não conseguiram sobreviver ao problema da crise e a alta demanda. E isso ainda está se ajustando aos poucos.
Até mesmo as compras mais recorrentes estão demorando um pouquinho mais. Isso porque as empresas precisaram ampliar os prazos de frete para garantir que as coisas não se atrasem. O que acontece é que o setor diminuiu a mão de obra por conta da crise e a demanda aumentou muito.
O frete grátis praticamente nem existe mais, porque o frete é o grande custo das lojas online e eles têm que sempre pagar esse valor, mesmo que o cliente final não pague, ou pague indiretamente. Antes, essa era a tirada de marketing frequente, mas ela perdeu o sentido na pandemia, pois as pessoas estão mais propensas às compras essenciais e online, não importando muito se está de graça ou não.
O preço do frete para mudança leva em conta a diária do caminhão, o material da embalagem utilizada e os profissionais contratados. No mínimo, são cinco funcionários em um serviço de frete, contando já com o motorista.
É claro, o custo aumenta caso você precise transportar móveis e objetos frágeis, já que exigem uma melhor embalagem e um cuidado maior. Os valores do frete variam muito de acordo com a distância e o volume do que é transportado.
Se você precisa do serviço de frete e mudanças, sugerimos ler outro artigo de nosso site. Para entender melhor o que é necessário para fazer uma excelente mudança confira nosso post sobre Serviço de Mudança.
Atenção para não confundir frete e transporte de pequenas cargas.
O transporte de pequenas cargas é também fundamental para praticamente todos os setores da economia, é um serviço essencial. Sem ele, os produtos não chegariam às prateleiras nem às indústrias nem aos fornecedores e, portanto não chegariam ao consumidor final.
O transporte de mercadorias faz com que os produtos certos estejam nos pontos específicos e com o prazo adequado às necessidades de cada setor.
Apesar de vivermos num mundo tecnológico, a troca física de mercadorias é fundamental e o transporte com o produto certo, a quantidade correta e no destino preciso é fundamental para todas as atividades econômicas de um país.
O serviço de transporte de pequenas cargas ou frete é o serviço feito com veículos pequenos como, por exemplo, motos ou pequenos caminhões e vans.
Aqui a prioridade são os pequenos trajetos, a rapidez e a praticidade com menor preço para o deslocamento das mercadorias. Além disso, nas grandes cidades, ele é muito mais eficaz.
Os pequenos negócios utilizam muito esse tipo de transporte dentro do perímetro urbano. As cargas urbanas são entregues mais rapidamente, garantindo a integridade e a segurança do que é transportado.
As cargas fracionadas se diferenciam das demais empresas de grandes cargas pelo baixo volume e as distâncias menores, integrando diversos setores com maior agilidade.
Outra distinção que deve ser feita é essa,
Ambos são serviços de entrega ao cliente. No caso do frete, há a possibilidade de deslocamento de um município para o outro via aéreo, ferroviário, marítimo ou rodoviário.
Já o carreto faz entregas na mesma cidade e pode ser realizado por profissionais autônomos ou empresas de serviços de mudança, através de pequenas vans, caminhões pequenos, caminhonetes, ou até mesmo moto e carros.
No Brasil, existe uma Agência nacional de transportes terrestres que regulariza o setor.
No site dessa Agência, você pode consultar quem presta o serviço através do CPF ou do RNTRC que é o Registro Nacional de Transportadores Rodoviários de Carga.
Lembrando que é muito importante, antes de contratar você procurar as referências de quem está fazendo o serviço buscando referências na internet e aqui na Brasil-Infos.
Verifique também quais materiais eles transportam e sempre peça a relação dos bens a serem transportados assinados em duas cópias, junto com a nota e o contrato de prestação de serviço. Pague uma parte adiantada, mas somente dê 100% depois de concluído o frete. Caso seja necessário, visite a empresa fisicamente.
Esperamos que esse texto tenha sido útil para esclarecer um pouco mais sobre o serviço de transporte que você está procurando. Não se esqueça de verificar nosso catálogo na sua cidade e conhecer um pouco mais a empresa que você vai contratar para a próxima vez que precisar de um Serviço de Transporte ou Frete perto de você.
Aqui na Brasil-Infos.com, sempre preparamos excelentes dicas dos serviços que estão cadastrados no nosso site. Um desses serviços básicos e…
O Covid-19 ou coronavírus é uma grande preocupação no mundo todo. Separamos aqui as informações mais úteis a respeito deste…
Os serviços internacionais dos Correios possuem concorrentes no mercado, mas a Brasil-Infos selecionou algumas informações sobre encomendas internacionais, que podem…
As principais reclamações em relação aos serviços dos Correios podem ter uma solução mais simples do que você imagina. A…
O que muda na vida de atuais e futuros trabalhadores com a Reforma da Previdência. Confira as novas regras para…
Hoje, com os pedidos online, os serviços de entrega dos Correios são extremamente importantes para o seu dia a dia.…