Como tirar a primeira e segunda via do RG

Como tirar a primeira e segunda via do RG – Aprenda em passos simples

O RG é talvez o documento mais importante que você deve ter em mãos a todos momentos, é através dele que você terá um documento nacional de identificação, sendo em resumo o registro geral de um cidadão. Você precisará de um RG para conseguir o seu primeiro emprego, para se cadastrar no banco, ou para basicamente todo e qualquer serviço que precise de cadastro.O que é o RG

É sabendo dessa importância que você deve aprender como tirar a primeira e a segunda via do seu RG para ter sempre esse documento em mãos.

Mas saiba também que o RG não irá durar muito tempo, existe um novo projeto para a criação de um novo documento oficial que irá substituir a certidão de nascimento, CPF, RG, título de eleitor, e certidão de casamento, este projeto é o DNI. 

Entretanto até que este projeto seja de fato implantado o RG atual permanecerá em vigor, saiba abaixo o que você precisa fazer para tirar a primeira via do seu RG. 

O que é o RG? 

O RG, ou Registro Geral, é o documento de identificação civil nacional . Usualmente os dados que constam no RG são o nome, data de nascimento, filiação e a sua foto. Atualmente também pode conter o seu CPF, PIS/Pasep e também informações de onde o seu RG foi gerado e quando. 

A Cédula de Identidade, ou RG, tem validade em todo território nacional. Se você precisar solicitar uma segunda via, não há problemas se estiver em outro estado, basta apenas levar a documentação necessária para fazer a solicitação.

Para cadastro na maioria dos sites e entidades no Brasil, assim como para a realização de concursos é necessário um documento oficial com foto, dessa forma o RG é o documento mais amplamente utilizado para tal. No entanto, o mesmo deve estar dentro da validade sendo ela de até 10 anos a partir da data de sua expedição.

A emissão do RG é atribuída aos estados através de uma lei (Lei 7116/83)

Como tirar a Primeira Via do seu RG

A primeira via do RG é geralmente tirada quando ainda novo(a). Mas há casos em que adultos ainda não possuem RG, principalmente para moradores de áreas rurais ou áreas mais remotas do país. De qualquer modo, se o seu interesse é aprender como tirar a primeira via do RG seja para você ou para o seu filho, veja abaixo a lista de documentos e o que você precisará para fazer a carteira de identidade.

Quem pode fazer? 

Qualquer indivíduo maior de 16 anos pode solicitar o seu RG. Para menores de 16 anos, o mesmo deve estar acompanhado pelo pai, mãe, ou responsável legal. Além disso, existe também a possibilidade de fazer o seu primeiro RG como Brasileiro Naturalizado 

Relação de Documentos para Brasileiros Natos:

Para Solteiros: Certidão de Nascimento

Para Casados: Certidão de Casamento

Para Viúvos: Certidão de Casamento averbada com a viuvez ou acompanhada da Certidão de Óbito original do cônjuge. 

Para Separados: Certidão de Casamento com averbação sobre a retificação judicial de separados. 

Se você tiver interesse em inserir os números do CPF e/ou PIS/PASEP no seu RG, certifique-se de ter em mãos: 

  • Comprovante de Inscrição no CPF ou o Antigo cartão CPF (em formato plástico). 
  • Cartões oficiais do CIC e do PIS/PASEP. 

Além disso você precisará de: 

Uma foto, tamanho 3×4 – somente para atendimento nos Pontos SAC*.  Em alguns estados você não precisará de fotos 3×4 já que as fotos serão tiradas no momento do atendimento. 

Se menor, tendo até 3 anos deve-se apresentar uma foto, tamanho 3×4.

A camisa/blusa deve ter cor diferente do fundo da foto. 

Nota: Para atendimento nos Pontos SAC* o requerente deve levar fotocópias de todos os documentos solicitados. 

Os documentos a ser apresentados podem variar de acordo com o seu estado. Para verificar quais documentos são necessários no seu estado, confira o site do Sac da prefeitura da sua cidade. 

Além disso, existem diversos tipos de serviço no seu estado onde você terá a possibilidade de fazer a primeira via do seu RG. Em São Paulo, por exemplo, você pode fazer o seu documento através do Poupatempo, enquanto que no Rio de Janeiro você poderá fazê-lo até mesmo no Detran (serviço regulador de trânsito do estado). 

Relação Geral de Documentos para Brasileiros Naturalizados

Se você está querendo tirar o seu RG e é Brasileiro Naturalizado, você precisará de outros documentos. 

Para todos deve-se apresentar: 
  • Certificado de Naturalização original, emitido pelo Ministério da Justiça – original e cópia. 
Para Brasileiros naturalizados nascidos em em Portugal, os documentos são:
  • Certificado de Igualdade de Direitos ou Certificado de Igualdade de Direitos e de Outorga do Gozo de Direitos Políticos, emitido pelo Ministério da Justiça – original e cópia. 
Filho de Brasileiro nascido no exterior, apresentar: 
  • Certidão de Nascimento Transladada em Cartório do Brasil – original ou cópia autenticada em cartório. 
Quando menor até 3 anos, recomenda-se: 
  • Apresentar uma foto, tamanho 3×4, que poderá ser utilizada caso a criança fique inquieta e não permita a captura da foto digital. 
  • Apresentar impresso o DAE* e seu Comprovante de pagamento. 

Fazendo o Agendamento

Para evitar grandes filas ou problemas com horários a melhor opção é agendar um horário para fazer o seu documento. Agendando o horário você evita maiores transtornos. Para isso, você pode acessar o site oficial do Sac da sua cidade e pesquisar por agendamento, ou agendar através de ligação ou até mesmo pelo Sac Mobile. 

Quando a carteira de Identidade deve ser Revalidada?

O RG não possui um prazo de validade específico caso você esteja em território nacional, apenas é necessário que ela esteja bem conservada para que ainda possa ser aceita como uma forma de identificação.

Para viagens para fora do Brasil no entanto, você precisará de uma carteira com no mínimo 10 anos de emissão, ou caso contrário você não conseguirá realizar a viagem. 

Além disso, muitos serviços como serviços de cartórios, bancos e até mesmo INSS costumam recusar identidades com período superior a 10 anos. Por isso é recomendado que você renove a sua identidade tirando uma segunda via a cada 10 anos. 

Veja abaixo algumas dicas sobre como tirar a segunda via do seu RG.

Como tirar a segunda via do seu RG ou Revalidá-lo

As principais razões para tirar uma segunda via do RG são perda ou roubo, mas você também pode estar apenas querendo renovar o seu RG que já está muito velho. Independentemente da razão, veja abaixo algumas dicas de como tirar a segunda via do seu documento. 

Em caso de roubo, lembre-se de registrar o Boletim de Ocorrência da situação, dessa forma você não precisa pagar a taxa de renovação. que atualmente está em torno de R$37,61

Para tirar a segunda via você precisará se dirigir ao Sac da sua cidade e fazer o agendamento no site online, via ligação ou de maneira presencial. Veja abaixo a lista de documentos necessários para tirar a sua segunda via. 

  • 2 foto 3×4 original e recente;
  • Certidão de nascimento original ou cópia simples;
  • Certidão de casamento original ou cópia simples (caso você seja casado);
  • Boletim de Ocorrência original ou cópia simples (em caso de roubo ou furto);
  • CPF original ou comprovante de inscrição da Receita Federal – para pagamento da taxa de 2ª via, ou caso você queira que o número apareça no RG – (Este passo é opcional, você não é obrigado a colocar o CPF no seu RG;

Perguntas Frequentes sobre a sua Carteira de Identidade

Abaixo estão as respostas para perguntas geralmente feitas por pessoas que querem tirar a primeira ou segunda via da sua carteira de identidade. 

É possível fazer a segunda via do RG caso você esteja em outra cidade?

Se você acabou de se mudar para uma nova cidade no mesmo estado, você não terá problema algum em tirar uma segunda via nesta cidade, o número do seu RG será o mesmo e você poderá ir ao Sac da cidade para a qual se mudou e solicitar o serviço, bastando para isso ter em mãos os documentos necessários. 

No entanto, caso a cidade para a qual você se mudou seja em outro estado, você tem duas possibilidades. Você pode tirar uma segunda via do RG, porém com um número diferente do seu RG anterior, pois as Secretarias de Segurança Pública (SSP) dos estados não estão interligadas entre si. Ou, caso você deseje manter o mesmo número do seu RG anterior, basta viajar para qualquer cidade do estado onde você tirou a primeira via do seu RG.

Qual o prazo para receber a carteira de identidade após solicitar a emissão? 

O prazo de entrega pode variar dependendo do local que você solicitou a emissão da sua identidade, mas, em geral, este prazo é de até 15 dias úteis e você poderá retirar o RG no próprio local onde fez a sua solicitação.

Qual o custo para tirar a primeira e segunda via do RG?

De acordo com o parágrafo §30 do art. 2 da lei sobre as carteiras de identidade nº 12.687/2012 a emissão da primeira via da sua carteira de identidade é gratuita.

A segunda via da carteira de identidade é paga pela taxa do serviço, podendo ela variar entre os estados e tendo uma média entre R$37,61 atualmente.

Eu posso plastificar a carteira de identidade?

A prática de plastificar a carteira de identidade era muito comum, pois é uma excelente maneira de manter o seu documento íntegro, sem rasgos ou borrões. No entanto essa prática foi proibida e atualmente é permitido apenas que você utilize uma capa de plástico para proteção da sua identidade.

Sugerimos que além do plástico você guarde o seu RG em alguma carteira para que seu documento assim possa ficar protegido, evitando que ele seja amassado ou dobrado por muitas vezes ao longo do tempo, o que pode resultar na necessidade de uma segunda via. 

Como Viajar para países do Mercosul (E associados) sem Passaporte

Graças a um acordo realizado em 2008, os países integrantes do Mercosul e associados não solicitam mais o uso de passaporte para viagens entre eles, sendo necessário apenas a apresentação da identidade. 

Mercosul mapa

Para isso você deve apresentar um RG em bom estado de conservação e que tenha sido emitido nos últimos dez anos.

Entre os países que você pode viajar sem o passaporte estão:

  • Argentina;
  • Paraguai;
  • Uruguai;
  • Venezuela;
  • Bolívia;
  • Chile;
  • Equador;
  • Colômbia;
  • Peru

É possível ter mais de um RG?

Infelizmente sim, e esse é um dos motivos pelos quais o governo quer mudar a carteira de identidade. Atualmente é possível ter um RG diferente para cada um dos 27 estados brasileiros. 

Como comentamos acima, ao ir para outro estado e solicitar uma segunda via do seu RG, você receberá um RG com número diferente do solicitado na primeira via, e você pode fazer isso em cada estado.

Com o novo RG isso não será possível já que o objetivo da nova carteira de identidade é o de unificar todos os estados e diversos documentos em um só, tornando-o assim um documento exclusivo e sem diferenças sutis entre cada estado. 

Quais documentos são aceitos para concursos?

Apesar do RG ser o documento mais prático que você pode ter em mãos quando for prestar um concurso, existem outros documentos com foto que você pode utilizar para comprovar a sua identidade, eles são o:

  • RG
  • CNH
  • Passaporte
  • Carteira de Trabalho

Além disso a depender da banca examinadora outros documentos poderão ser aceitos, muitas vezes a Carteira da Oab também é aceita como documento oficial de identificação.

Lembre-se também que o RG é recusado quando não se pode identificar os elementos legais, como por exemplo a assinatura do portador do documento, dados de filiação, e fotografia. Caso um desses não seja possível de ser identificado, você poderá sofrer as penalidades referentes a não aceitação do seu documento de identificação.

Lembre-se também que falsificar carteira de identidade é crime de falsa identidade previsto no artigo 307 do código penal brasileiro podendo resultar 3 (três) meses à 1 (um) ano de prisão. 

A Brasil-Infos é um site completo de informações sobre diversos temas, aqui você encontrará estes e outros artigos interessantes assim como informações sobre diversos serviços e empresas próximos da sua casa. Acesse a página principal e confira nossos outros artigos e utilidades que podemos lhe oferecer. 

Deixe um comentário