Como tirar a carteira de Motorista

Como tirar a carteira de Motorista – Aprenda a tirar sua CNH e ter Habilitação para Dirigir

Dirigir é o sonho da maioria das pessoas, desde criança quando entramos em um carro sentimos a sensação de liberdade de poder ir e vir para o lugar que quisermos a hora que quisermos e cobrir enormes distâncias num curto espaço de tempo.carteira de Motorista

Infelizmente realizar esse sonho só é possível com uma carteira de motorista, algo que você só conseguirá a partir dos 18 anos. Se você é apaixonado por carros ou se apenas quer tirar a sua carteira para poder começar a dirigir, veja abaixo as nossas dicas sobre como tirar a carteira de motorista e aprenda como conseguir sua habilitação para dirigir neste guia passo a passo completo.

Carteira de Motorista – Quem pode tirar e como começar? 

A legislação para tirar a CNH é diferente para cada país, no Brasil no entanto, basta que você tenha completado 18 anos para poder tirar a sua carteira de habilitação.

Tendo a idade certa, você deve se dirigir com os seus documentos originais e cópias simples do RG e CPF, comprovante de endereço emitido até três meses imediatamente anteriores à data da solicitação, e agendamento no site do Detran

Você deve então se dirigir a Ciretran (Órgão regulador do trânsito da sua cidade) onde agendou atendimento munido do protocolo de atendimento e documentos solicitados para a confirmação do pré-cadastro e a realização de coleta biométrica. Depois, deve realizar exame médico (aptidão física e mental) e avaliação psicológica.

jovem piloto

Após ser aprovado no exame psicológico e ter realizado todos os passos burocráticos anteriores o próximo passo é se matricular em uma autoescola, preferencialmente na sua própria cidade, para começar a realizar as aulas teóricas.

Após um período de estudos a sua autoescola irá lhe direcionar novamente para a Ciretran da sua cidade para que você realize uma prova confirmando que você adquiriu o conhecimento teórico necessário para começar a realizar as aulas práticas. 

Sendo aprovado na prova teórica, o próximo passo serão as aulas práticas. Um instrutor irá lhe ajudar em um carro feito especialmente para o ensino prático de direção, o carro é alterado de maneira que em caso de um possível acidente, o instrutor possa intervir abruptamente no processo. 

Cada aula prática será avaliada pelo seu próprio instrutor, e ao fim das aulas práticas, você passará por uma avaliação final, ao ser aprovado você finalmente poderá ter acesso a sua carteira de motorista e ter o seu CNH aprovado. 

Aulas Teóricas na Autoescola – Quais os assuntos abordados e quantas horas aula?

Você irá fazer as aulas em um Curso de Formação de Condutores da sua escolha (CFC). Ao se matricular, você irá escolher os horários e dias da semana que sejam mais favoráveis para o seu processo de aprendizado, sendo no total 45 horas que podem ser distribuídas ao longo da semana (no período da manhã, tarde ou noite) e até aos sábados. Caso você tenha tempo sobrando, o melhor é que você marque todos os horários para todos os dias para quem assim consiga a sua aprovação teórica o quanto antes para seguir com os outros passos do processo.Como tirar a carteira de Motorista

Ao longo do curso você irá aprender nas aulas sobre: direção defensiva, legislação, primeiros-socorros, mecânica e meio-ambiente. Cada autoescola terá seu próprio esquema de funcionamento, mas o conteúdo deve ser sempre o mesmo pois ele é padronizado para todas as CFCs de acordo com o que vai ser cobrado na prova teórica. 

Lembre-se sempre de registrar a sua presença biometricamente, caso você esqueça a sua presença não será contada e você terá de refazer a aula. Além disso, não se atrase para não acabar perdendo o prazo da biometria. 

Simulador – Atualmente um exame essencial para ser Aprovado

Após finalizar as 45 horas aula, você terá enfim concluído a sua parte teórica e receberá um certificado de conclusão do curso teórico. Com ele em mãos você poderá marcar a prova teórica e iniciar as suas aulas no simulador. O simulador é como um videogame, porém com volante, freio, acelerador, simulando a realidade da direção de um carro em um ambiente virtual. Simulador de conduccion

Fazer as aulas no simulador atualmente é obrigatório, algo que iniciou no fim de 2015. Assim que você finalizar o curso teórico você já pode ir diretamente fazer o teste no simulador e não se esqueça também de fazer a sua prova teórica e agendar um dia para a sua realização.

Para finalizar o processo de aprendizado no simulador devem ser cumpridas cinco horas/aula no, sendo que uma delas simula a direção no período noturno. A presença também será registrada pela biometria.

Aulas Práticas na Autoescola – O que é ensinado? 

Após finalizar as aulas teóricas no CFC e passar pela prova de múltipla escolha do Detran, você já pode começar as aulas práticas. Durante as aulas práticas você deverá praticar no mínimo 25 horas/aula, sendo cinco no período noturno. Dessas 25, no mínimo cinco horas serão feitas no simulador que já comentamos acima, o que significa que você terá pelo menos 20 horas/aula no veículo real (diurnas e noturnas).

Você pode fazer as aulas práticas na própria autoescola que você escolheu para fazer as aulas teóricas, no entanto, não é obrigatório. Caso você esteja se mudando de cidade por exemplo ou queira aprender em outra autoescola, você não será impedido. 

Não deixe de perguntar aos outros alunos sobre a sua experiência anterior com os instrutores para dessa forma saber como se preparar bem para a prova prática. A presença nas aulas também será registrada pela biometria.

Durante o processo de aprendizado tire todas as suas dúvidas pois dirigir um carro é uma grande responsabilidade, dessa forma você poderá se sentir seguro ao dirigir livremente pela cidade quando estiver com o seu CNH em mãos. 

Prova Prática – Hora de colocar a mão na massa e começar a dirigir

Finalmente a etapa final do seu processo de aprendizado, mas também uma etapa que muitas pessoas encaram com medo, o que é algo que certamente você deve evitar, ter segurança em si mesmo é o primeiro passo para obter sucesso nesta etapa. 

Para diminuir suas chances de erro, veja se é possível realizar a prova no mesmo veículos que você já está acostumado a dirigir, para que assim você já esteja acostumado ao ambiente. 

A prova será realizada no carro junto com o avaliador que irá anotar na tabela seus possíveis erros, comentários ou talvez até mesmo os acertos. Você será avaliado de acordo com as suas habilidades no volante e pela sua capacidade de se lembrar de todos os processos aprendidos ao longo das aulas, como por exemplo sempre colocar o cinto de segurança. 

Caso você seja reprovado, não se preocupe, você pode marcar aulas particulares com algum dos instrutores e tentar novamente em 15 dias, assim você se sentirá ainda mais preparado do que antes e dessa vez com certeza será aprovado. 

Carteira de Motorista em Mãos – Finalizadas as provas práticas e teóricas

No caso de aprovação, você deve pagar a taxa de emissão do seu documento e, depois do prazo determinado, retirá-lo na unidade do Detran ou na sua autoescola.

É importante lembrar que o documento que você terá em mãos ainda não é uma CNH definitiva, apesar de se parecer com ela: chama-se PPD, Permissão Para Dirigir. Você poderá dirigir normalmente com a PPD, a diferença é que não pode cometer nenhuma infração grave, gravíssima e não reincidir em infração média. Se nada disso acontecer, depois de um ano você poderá receber a CNH definitiva.

Quais são os tipos de habilitação? 

Existem cinco tipos de carteira de motorista, sendo elas tipo A, B, C, D, E. A maioria das pessoas buscam por uma carteira do tipo B que é voltada para veículos motorizados cujo peso total não exceda 3500 kg e com lotação máxima de até 8 ocupantes, este é o caso por exemplo dos carros de passeio. No entanto, se o seu interesse é apenas pilotar motos, certamente a carteira do tipo A é a melhor para você.

CNH Categoria
©doutormultas

Veja abaixo os tipos de carteira de motorista e como tirar cada uma delas. 

  • CNH Categoria A: Para condutor de veículo motorizado de 2 ou 3 rodas, como motos ou triciclos.
  • CNH Categoria B: Para condutor de veículo motorizado cujo peso total não deve exceder 3500 kg, com lotação máxima de 8 ocupantes. Ex: carros de passeio.
  • CNH Categoria C: Para condutor de veículo motorizado utilizado para transporte de carga, com o peso bruto para além de 3500 kg. Para  essa categoria o motorista deve estar a pelo menos um ano com a CNH da Categoria B.
  • CNH da categoria D: Com a carteira D, é possível dirigir veículos para o transporte de passageiros que acomodam mais de 8 passageiros. Aqui, entram os ônibus, micro-ônibus e vans. Com ela, o condutor também pode comandar todos os veículos incluídos nos tipos de CNH B e C.
  • CNH da categoria E: O condutor com a CNH da categoria E pode conduzir todos os veículos incluídos nos tipos de CNH B, C e D. Além disso, ele também pode dirigir veículos com unidades acopladas que excedam 6 toneladas. Aqui estão as carretas e caminhões com reboques e semirreboques articulados. Por fim, é necessário ter a carteira E para conduzir carros puxando trailers.

Prazo de validade da sua CNH – Evite dirigir com a CNH vencida

Assim como a sua carteira de identidade e muitos outros dos seus documentos, sua carteira de habilitação – CNH – tem um prazo de validade, sendo ele de 5 anos para condutores de até 65 anos e de três anos para os motoristas acima dessa idade.

Esteja atento ao prazo de validade para não receber pontos na sua carteira, ato considerado infração gravíssima. Você pode continuar dirigindo sem punição por até 30 dias após o vencimento da sua CNH. multa CNH

Se você dirigir com o seu CNH vencido, irá estar cometendo uma infração gravíssima como consequência irá perder sete pontos na carteira, além de pagar uma multa no valor de R$ 191,54. Este valor pode variar a depender de quando você estiver lendo este artigo. 

O que fazer para não levar pontos na carteira? Praticando a direção defensiva

A direção defensiva é algo muito comentado ao longo do seu curso teórico, mas ainda assim é comum vermos infrações todos os dias no trânsito, isso ocorre por diversos motivos, dentre eles a pressa ou a falta de atenção. 

Para evitar que isso ocorra é essencial que você pratique a direção defensiva, além disso, esteja sempre atento no trânsito e não utilize o celular enquanto ao volante.

O máximo de pontos que o motorista pode acumular são 20 ao longo do ano dentre as diversas infrações praticadas, caso você acumule mais de 20 pontos em um ano você irá perder a CNH.

Veja abaixo algumas das infrações gravíssimas praticadas por motoristas e esteja atento ao trânsito para evitá-las a todo custo.

  • Conduzir com a CNH vencida há mais de 30 dias;
  • Conduzir sem óculos ou lentes corretoras;
  • Conduzir segurando ou manuseando telefone celular;
  • Dirigir após consumir bebida alcoólica ou drogas;
  • Transportar crianças irregularmente;
  • Dirigir ameaçando pedestres;
  • Dirigir de forma perigosa ou disputando corrida;
  • Transitar pela contramão em vias de mão única;
  • Desobedecer o farol vermelho ou sinal de parada obrigatória;
  • Transpor bloqueio policial sem autorização;
  • Transitar com velocidade superior à máxima em mais de 20% em estradas;
  • Transitar com velocidade superior à máxima em mais de 50% em vias locais;
  • Estacionar em vagas reservadas a deficientes ou idosos sem a devida credencial.

A Brasil-Infos traz para você diversas informações sobre locais que você deve visitar e conteúdo novo de qualidade todos os dias. Não deixe de acessar o site para conferir onde estão as empresas que você quer encontrar e ver outros artigos como este.

Deixe um comentário