As flores ideais para cada ocasião

Dificilmente conhecemos alguém que não goste ou não se emocione ao receber flores. Independentemente de ser um singelo botão ou um ou exuberante buquê, desde os tempos mais remotos, as flores são utilizadas para presentear, estimando a quem as recebe os mais diversificados sentimentos, sejam de juras de amor eterno, de melhoras após uma situação de enfermidade, de cumprimentos por uma conquista alcançada ou mesmo para um sincero pedido de desculpas.

As flores são francas extensões de nossas palavras e de nossos sentimentos. Mas será que existe uma flor ideal para cada ocasião?

Antes de mergulhar fundo nas características de cada espécie, vamos dedicar inicialmente algumas palavras acerca das cores e como elas influenciam diretamente o comportamento humano.

De acordo com a Psicologia, as pessoas reagem às cores de maneira semelhante e essa influência é capaz de promover sensações como: alegria, tristeza, raiva, curiosidade, medo, surpresa, dentre outras.

A “Psicologia das Cores” é a ciência que aborda como nosso cérebro é capaz de captar determinada tonalidade e ser estimulado por ela. Igualmente, como proposto pelo escritor alemão Johann Wolfgang von Goethe em sua obra, a “Teoria das Cores”, de 1810, as sensações causadas pelas cores nas pessoas são universais. Assim, de maneira resumida, as ditas “cores quentes” como o vermelho ou amarelo são estimulantes, energizantes, enquanto as “cores frias” como o azul e o verde sugerem tranquilidade e paz.

A publicidade faz uso da psicologia das cores há bastante tempo, ao desenvolver marcas e identidade visual de empresas, produtos e serviços, adequando o objetivo corretamente ao público alvo que desejam atrair, reter, fidelizar.

Entendemos que esse conceito se aplica diretamente ao tipo de flor para cada ocasião.buquê de rosas vermelhas

Por exemplo, se você deseja reforçar seus sentimentos pela pessoa amada, deve optar por um rico buquê de rosas vermelhas ao invés de um arranjo de orquídeas brancas, concorda? Ainda que orquídeas sejam belas e sofisticadas, o vermelho é o símbolo do coração, dos laços de sangue e da paixão e, igualmente, as rosas representam o amor em suas mais variadas formas.

Por isso, é importante compreender tanto as características de cada planta como suas nuances para estimular no outro – de maneira subjetiva e intuitiva – aquilo que você realmente deseja transmitir.

Flores ideais para presentear a pessoa amada

Como dito, as cores quentes são estimulantes, vibrantes e capazes de proporcionar sensações mais intensas. Contudo, as pessoas possuem diferentes personalidades, idades e padrões de comportamento que as definem como únicas. E é por isso que nem todos os apaixonados optam pelos tradicionais buquês de rosas colombianas para surpreender seus pares.

Assim, sugerimos algumas opções diferenciadas, para que você possa escolher, conforme o perfil de cada indivíduo:

Para pessoas práticas, simples e descoladas: aposte em flores multicoloridas, que proporcionem alegria ao ambiente, promovam a descontração e exaltem a vida, tais como:

  • Gérberas: Possuem diferentes tonalidades, expressam a simplicidade, a alegria e o bom humor do relacionamento. Também simbolizam a prosperidade e trazem energia e renovação ao ambiente.Girassóis
  • Girassóis: Remetem ao calor e brilho do Sol, vivacidade e altivez. São ideais para transmitir otimismo e positividade ao relacionamento.
  • Helicônia: Símbolo da fertilidade, são coloridas, tropicais e exuberantes. Perfeitas para reforçar o desejo de um relacionamento divertido, duradouro e cheio de energia.

Para pessoas sofisticadas, modernas e requintados: opte por espécies mais discretas, porém de certo impacto visual, que causem surpresa. Algumas sugestões seriam:

  • Amor-perfeito: Como o próprio nome ressalta, essa flor remete à perfeição do relacionamento, simbolizando o desejo de amor eterno, romântico e inesquecível. Em francês, o seu nome é Pensée, que significa “pensamento, termo que faz alusão às recordações amorosas vividas pelo casal.
  • Tulipas vermelhas ou roxas: Também consideradas símbolos do amor e do romance, as Tulipas são flores sofisticadas que remetem ao relacionamento duradouro e próspero. As vermelhas significam um sentimento mais fervoroso e apaixonado enquanto as roxas tendem ao mistério, à intimidade e ao erotismo.

Pessoas idosas, clássicas e tradicionais não são dadas a novidades e preferem as combinações costumazes. Assim, flores ideais seriam:

  • Cravos: Comumente utilizado por noivos e padrinhos em cerimônias religiosas, os cravos simbolizam a fidelidade, o sucesso e a prosperidade do relacionamento.Orquídeas
  • Lírios: Representam a pureza da alma, assim como simbolizam desejo de amor eterno e um relacionamento respeitoso.
  • Orquídeas: Símbolos da perfeição, são inegavelmente uma das espécies mais bonitas e adoradas. Orquídeas remetem ao bom gosto e ao requinte.
  • Rosas: A flor do amor por natureza, as rosas em suas diversas nuances estão relacionadas à paixão fervorosa, à fidelidade, à prosperidade do relacionamento.

Pessoas ousadas, ambiciosas e exóticas certamente irão se encantar pelo incomum, pelo inusitado. Assim, as opções seriam:

  • Agapantos: De origem africana, essa espécie de coloração violeta certamente irá surpreender pela sutileza e charme. O nome vem do grego e significa flor do amor, mas também remete à originalidade e independência.Amarílis
  • Amarílis: Também conhecida como Açucena, é elegante, imponente e possui diversas colorações. Representa a vitória do amor, o orgulho, o glamour.
  • Tulipas negras ou mescladas: Resultantes de sucessivas combinações genéticas, as tulipas negras e mescladas são espécies raras e exóticas desse exuberante gênero de plantas. A Rainha da Noite (tulipa negra) remete ao romance ousado e minimalista, enquanto as mescladas representam modernidade e sofisticação.

Flores ideais para desejar melhoras e recuperação da saúde

A vida sempre nos prega peças e, por vezes, nos deparamos com situações em que amigos ou familiares enfrentam problemas de saúde – necessitando repouso -, ou passam por um período de internação hospitalar.

Uma forma gentil e carinhosa de expressar nosso desejo de melhoras e breve recuperação da saúde é enviar flores.

Entretanto, é necessário ter cautela ao escolher um arranjo apropriado. Precisamos ter em mente que uma pessoa enferma necessita de cuidados especiais, descanso e ambiente tranquilo. Dessa forma, não seria pertinente enviar algo que a “perturbasse”, que pudesse quebrar a harmonia da casa, como flores muito coloridas, de cores quentes, aroma extravagante ou que fossem capazes de aumentar a pressão arterial e o ritmo cardíaco.

Flores adequadas para pessoas em repouso ou debilitadas são aquelas que possam transmitir calma, suavidade, paz. E as cores responsáveis por essas sensações são o azul, o verde e, principalmente, o branco. Entenda melhor os detalhes:

  • Azul: o azul nos remete ao céu e ao mar. É a cor da tranquilidade, da profundidade e da serenidade. Também representa estabilidade, confiança e segurança.
  • Verde: o verde é a cor da natureza. É símbolo da esperança, assim como da saúde, da fertilidade e da cura. Remete aos sentimentos de perseverança e calma.
  • Branco: é a cor ícone da paz. O branco traz serenidade, calma, leveza e equilíbrio ao ambiente. Também é a cor associada à pureza e limpeza.

De maneira geral, opte por espécies de plantas inodoras, de tamanho moderado para não impactar o ambiente; procure mesclar flores e folhas como forma de transmitir uma em interação com a natureza, promovendo a sensação de cura.

Assim, flores ideais para estimar melhoras seriam:

  • Anêmonas: Possui diversas tonalidades e um enigmático miolo negro, tornando-o uma espécie muito admirada por sua rara beleza. Contudo, a Anêmona é tida como símbolo de perseverança, utilizadas pelos antigos camponeses europeus para afastar os problemas relacionados à saúde.Anêmonas
  • Hortênsias: Originária do Japão, a Hortênsia representa a elevação espiritual, como também a juventude, a fé, determinação e coragem. Essas características a tornam um presente ideal para motivar um ente querido que se encontra temporariamente debilitado ou acamado.
  • Orquídeas: Orquídeas brancas representam pureza e eternidade. Assim, são ideais para desejar que a saúde seja reestabelecida de maneira duradoura. Orquídeas lilases são símbolos de vitalidade e purificação, ideais para promover o relaxamento e a paz.
  • Trevo de Quatro Folhas: Mundialmente conhecido como símbolo da sorte, essa pequena plantinha também é tida como sagrada para muitos povos. O formato de “cruz” significa equilíbrio e reza a lenda que quem recebe o Trevo de Quatro Folhas de presente será recompensado com saúde, fortuna e prosperidade.

Flores para presentear por uma conquista alcançada

É hora de celebrar!

Seu filho passou no vestibular; sua melhor amiga ficou noiva; seu namorado conseguiu o tão sonhado emprego, enfim… a vida é repleta de tantas conquistas que sempre temos muitos motivos para comemorar e presentear. Contudo, por vezes gostaríamos de enviar flores, mas não temos certeza de qual seria a melhor opção para cumprimentar por uma conquista alcançada. Tenha em mente: esse é um momento de extrema alegria, de vibração, de energia positiva. Assim, para acompanhar esse ritmo contagiante as flores devem transmitir alegria, entusiasmo, desejo de sucesso e boa sorte. E as cores responsáveis por essas sensações são o laranja e o amarelo.

  • Laranja: depois do vermelho, o laranja é a segunda cor mais “quente” e transmite a ideia de ação e movimento. É penetrante, envolvente, promove a sociabilidade. Está relacionada à alegria, amizade e a boas energias.
  • Amarelo: Luminosa e otimista, o amarelo é uma cor dinâmica e alegre. É a cor do sol, da luz, da energia. Simboliza a sabedoria, estimula a concentração.

Dessa forma, flores ideais para presentear alguém por uma conquista alcançada seriam:

  • Alstroemérias: Originária do Peru, é a flor da amizade. Simbolizam forte vínculo afetivo entre duas pessoas, além do sentimento de gratidão pelo convívio e apoio mútuo.Alstroemérias
  • Antúrios: Exótica, em formato de coração, imponente e glamurosa, um arranjo de Antúrios fica perfeito para embelezar o novo escritório ou festejar a compra da casa própria. Simboliza confiança, fortuna e hospitalidade.
  • Begônias: As Begônias são belas e delicadas, sendo ideais para demonstrar amizade e lealdade. De acordo com arte milenar do Feng Shui, elas simbolizam a fertilidade, sendo ideais para comemorar a chegada de um bebê.
  • Bromélias: Exóticas, tropicais e coloridas, as Bromélias são carregadas de misticismo. Antigas culturas acreditavam no poder de proteção ao manter uma Bromélia em casa. Também representam resistência e inspiração.

Flores para um pedido de desculpas

Nem sempre é fácil reconhecer um erro, voltar atrás, pedir perdão. Entretanto é muito mais gratificante resolver logo uma situação de desentendimento do que guardar mágoas, alimentar rancores, tristezas, por dias ou mesmo, por semanas. Muitas pessoas têm dificuldades com palavras no momento de uma reconciliação. Assim, flores para pedir desculpas são uma ótima opção para acabar de vez com um desconforto.

  • Dálias: Originárias do México, as Dálias são consideradas símbolo daquele país. São coloridas e possuem nuances variadas. Aposte num tom violeta que reforça o sentimento de gentileza, união e comprometimento.
  • Lisianthus: Belas e sofisticadas, essas perfumadas plantinhas têm tons lilases que representam o romance, a entrega e a reconciliação. Assim, Lisianthus são perfeitos para casais que desejam desfazer algum mal-entendido.

O que se deve evitar ao enviar flores

Tamanho do buquê ou arranjo: jamais exagere no tamanho, nem tampouco utilize um número par de botões. Segundo as regras de etiqueta, o correto é sempre escolher uma quantidade ímpar, como por exemplo 15 botões de rosas. O número par de flores em um arranjo é destinado a funerais e velórios.

Arranjos podem ser enviados, ao passo que buquês devem ser entregues pessoalmente.alérgicos

Tipos de flores: caso você não esteja familiarizado com a pessoa, evite presentear com botões que estão por abrir em razão de riscos alérgicos. Jamais presenteie com espécies que contenham espinhos, tais como cactos, nem tampouco envie flores artificiais.

Flores para homens: enviar flores para homens não é gafe, porém alguns cuidados devem ser tomados. Escolha espécies mais discretas, de nuances menos exuberantes e com arranjo em cores sóbrias. Algumas sugestões são: girassóis, cravos, antúrios e orquídeas.

Enviando flores pela primeira vez: quando você deseja presentear alguém com flores pela primeira vez, opte por um único botão ao invés de um buquê ou arranjo. Você permanece educado, elegante e evita qualquer tipo de mal-entendido.

Agora que você se tornou um especialista sobre envio de flores, que tal conhecer as floriculturas mais próximas na sua cidade? A Brasil Infos disponibiliza uma seleção completa de prestadores de serviços para que você tenha todas as informações necessárias, de maneira simples e rápida, para escolher as flores ideais para cada ocasião e a floricultura mais adequada às suas necessidades.

Deixe um comentário