Bronzeamento a Jato: ele é realmente seguro?


Com o bronzeamento artificial proibido no Brasil em 2009, pesquisamos uma opção para um bronzeado seguro. O bronzeamento a jato agora se tornou a maneira mais segura e popular para se obter uma pele dourada. Com isso, instalações de bronzeamento a jato vêm surgindo em salões de beleza em todo o país.

Tragicamente, descobrimos o quanto perigosos o bronzeamento artificial e as câmaras de bronzeamento podem ser.

A radiação ultravioleta (UV) deste tipo de bronzeamento, aumenta o risco de desenvolver câncer de pele em até 75%. Eles também causam danos aos olhos e danos imediatos à pele, como queimaduras, irritação, vermelhidão e inchaço. Desde 2009, quando foram consideradas cancerígenas pela OMS, as câmaras de bronzeamento estão proibidas no Brasil.

Mas, apesar dos conhecidos perigos do bronzeamento, seja em uma câmara de bronzeamento ou mesmo no sol, a pele bronzeada ainda está na moda. Algumas pessoas fazem um grande esforço para ter um bronzeado dourado durante todo o ano, enquanto outras ficam suficientemente felizes com sua pele naturalmente clara, mas isso até chegar o verão e elas tenham que enfrentar um biquíni na praia. Para outros ainda, a pele bronzeada é o acessório de moda indispensável para um evento especial.

O que é o bronzeamento a jato e o quão eficaz e seguro ele é?

Pense na maneira como uma maçã fica marrom depois de cortada – este é o princípio subjacente ao bronzeamento a jato. 

Um químico natural transforma o interior da maçã marrom quando ela é exposta ao ar. Este produto químico é a di-hidroxiacetona, também conhecida como DHA, e é o ingrediente ativo nesses sprays bronzeadores.

O DHA, que é derivado de plantas como a beterraba e cana-de-açúcar, tem sido utilizado para tratar problemas médicos, como desordens da pigmentação da pele, há mais de 50 anos. Foi usado pela primeira vez como um produto de bronzeamento na década de 1960. Hoje, o processo foi refinado e os resultados superam de longe o efeito laranja das primeiras loções bronzeadoras.

Quando aplicado na pele, o DHA tem uma reação enzimática com os aminoácidos da epiderme, ou seja, a camada externa da pele. Isso faz com que as células mortas da pele se tornem temporariamente escuras. Pode levar várias horas até que o DHA escureça a sua pele, então alguns produtos também incluem um agente bronzeador instantâneo que sai quando você toma banho pela primeira vez.

O bronzeamento a jato é temporário – porque você está constantemente eliminando as células mortas da pele – e em poucos dias seu bronzeado desaparecerá. Na melhor das hipóteses, os efeitos duram cerca de uma semana.

Há uma grande diferença entre o bronzeamento a jato, que só atinge a epiderme, e o que acontece sob as luzes UV em uma câmara de bronzeamento (ou sob os raios do sol). No segundo caso, a radiação UVA e UVB penetra nas camadas mais profundas da pele e isso a danifica permanentemente, causando seu envelhecimento precoce e uma chance maior de desenvolver câncer.

Bronzeamento a jato profissional

Se você optar por um bronzeado profissional, precisa saber que há alguns estilos diferentes de aplicação. Alguns salões possuem máquinas que podem bronzear todos os clientes em questão de minutos, pulverizando-os com um vapor contendo a solução DHA.

Outros trabalham com o bronzeamento a jato de ar. Uma atendente, usando uma pistola de alta pressão, aplica a loção bronzeadora. Esse processo é direcionado e tem uma mais cobertura uniforme, por isso, embora seja mais eficaz do que a opção da máquina, também é mais caro.

Algumas pessoas optam por aplicar o produto vestindo biquínis, outras preferem ficar nuas. Depende de como você se sente confortável, e se você quer ou não as famosas marquinhas de biquíni.

Uma desvantagem do bronzeamento por vapor é que durante a aplicação o produto pode entrar em contato com seus olhos ou boca. Embora aprovados para uso externo, os estudos ainda não garantem a segurança da solução de DHA quando inalados ou ingeridos. Tome as devidas precauções para evitar o contato com os olhos, lábios ou membranas mucosas, e tome cuidado para não inalá-lo.

Spray de bronzeamento em casa

A principal desvantagem do spray de bronzeamento em casa é a bagunça, mas com produtos semi-profissionais amplamente disponíveis, não há razão para não experimentá-los.

Aqui estão algumas dicas para o sucesso:

  • Limpe e esfolie sua pele completamente e faça depilação um dia antes de se bronzear. Isso se aplica também aos bronzeados aplicados profissionalmente.
  • Recomenda-se que você não aplique nenhum produto em sua pele no dia em que aplicar a loção de bronzeamento. Isso pode afetar a eficácia do produto.
  • Faça aplicação em um banheiro. Certifique-se de que o mesmo tenha uma boa ventilação. Use luvas plásticas para impedir que você manche as mãos e cubra o cabelo com uma touca.
  • Siga as instruções. Evite utilizar nas solas dos pés.
  • Não se vista até estar completamente seco e tente não molhar a pele durante as próximas 6 horas.
  • Se houver alguma área manchada, resolva o problema com uma solução de bicarbonato de sódio e aplique com discos de algodão. Essa solução ajudará especialmente se você manchar suas mãos, pés ou cotovelos.
  • Depois do bronzeado, use hidratante diariamente para ajudar a manter a cor.
  • Evite nadar e se exercitar caso queira que seu bronzeado dure mais que alguns dias
  • Embora sua pele fique radiante e bronzeada, ela não está protegida do sol. Se você planeja passar um tempo ao ar livre, não se esqueça de usar um bom protetor solar

As nossas dicas chegaram ao fim, mas não podemos deixar de lado a nossa de dica de beleza principal, para você se manter linda e valorizar o seu corpo e a sua autoestima, o melhor é que você visite frequentemente o Salão de Beleza para cuidar bem de si mesma, da sua aparência e do seu bronzeado.

A Brasil-Infos tem uma lista com mais de 600.000 salões de beleza, e é claro que você vai encontrar o mais próximo da sua casa em nossa lista.


Deixe um comentário