Dificilmente conhecemos alguém que não goste ou não se emocione ao receber flores. Independentemente de ser um singelo botão ou um ou exuberante buquê, desde os tempos mais remotos, as flores são utilizadas para presentear, estimando a quem as recebe os mais diversificados sentimentos, sejam de juras de amor eterno, de melhoras após uma situação de enfermidade, de cumprimentos por uma conquista alcançada ou mesmo para um sincero pedido de desculpas.
As flores são francas extensões de nossas palavras e de nossos sentimentos. Mas será que existe uma flor ideal para cada ocasião?
Antes de mergulhar fundo nas características de cada espécie, vamos dedicar inicialmente algumas palavras acerca das cores e como elas influenciam diretamente o comportamento humano.
De acordo com a Psicologia, as pessoas reagem às cores de maneira semelhante e essa influência é capaz de promover sensações como: alegria, tristeza, raiva, curiosidade, medo, surpresa, dentre outras.
A “Psicologia das Cores” é a ciência que aborda como nosso cérebro é capaz de captar determinada tonalidade e ser estimulado por ela. Igualmente, como proposto pelo escritor alemão Johann Wolfgang von Goethe em sua obra, a “Teoria das Cores”, de 1810, as sensações causadas pelas cores nas pessoas são universais. Assim, de maneira resumida, as ditas “cores quentes” como o vermelho ou amarelo são estimulantes, energizantes, enquanto as “cores frias” como o azul e o verde sugerem tranquilidade e paz.
A publicidade faz uso da psicologia das cores há bastante tempo, ao desenvolver marcas e identidade visual de empresas, produtos e serviços, adequando o objetivo corretamente ao público alvo que desejam atrair, reter, fidelizar.
Entendemos que esse conceito se aplica diretamente ao tipo de flor para cada ocasião.
Por exemplo, se você deseja reforçar seus sentimentos pela pessoa amada, deve optar por um rico buquê de rosas vermelhas ao invés de um arranjo de orquídeas brancas, concorda? Ainda que orquídeas sejam belas e sofisticadas, o vermelho é o símbolo do coração, dos laços de sangue e da paixão e, igualmente, as rosas representam o amor em suas mais variadas formas.
Por isso, é importante compreender tanto as características de cada planta como suas nuances para estimular no outro – de maneira subjetiva e intuitiva – aquilo que você realmente deseja transmitir.
Como dito, as cores quentes são estimulantes, vibrantes e capazes de proporcionar sensações mais intensas. Contudo, as pessoas possuem diferentes personalidades, idades e padrões de comportamento que as definem como únicas. E é por isso que nem todos os apaixonados optam pelos tradicionais buquês de rosas colombianas para surpreender seus pares.
Assim, sugerimos algumas opções diferenciadas, para que você possa escolher, conforme o perfil de cada indivíduo:
Para pessoas práticas, simples e descoladas: aposte em flores multicoloridas, que proporcionem alegria ao ambiente, promovam a descontração e exaltem a vida, tais como:
A vida sempre nos prega peças e, por vezes, nos deparamos com situações em que amigos ou familiares enfrentam problemas de saúde – necessitando repouso -, ou passam por um período de internação hospitalar.
Uma forma gentil e carinhosa de expressar nosso desejo de melhoras e breve recuperação da saúde é enviar flores.
Entretanto, é necessário ter cautela ao escolher um arranjo apropriado. Precisamos ter em mente que uma pessoa enferma necessita de cuidados especiais, descanso e ambiente tranquilo. Dessa forma, não seria pertinente enviar algo que a “perturbasse”, que pudesse quebrar a harmonia da casa, como flores muito coloridas, de cores quentes, aroma extravagante ou que fossem capazes de aumentar a pressão arterial e o ritmo cardíaco.
Flores adequadas para pessoas em repouso ou debilitadas são aquelas que possam transmitir calma, suavidade, paz. E as cores responsáveis por essas sensações são o azul, o verde e, principalmente, o branco. Entenda melhor os detalhes:
De maneira geral, opte por espécies de plantas inodoras, de tamanho moderado para não impactar o ambiente; procure mesclar flores e folhas como forma de transmitir uma em interação com a natureza, promovendo a sensação de cura.
É hora de celebrar!
Seu filho passou no vestibular; sua melhor amiga ficou noiva; seu namorado conseguiu o tão sonhado emprego, enfim… a vida é repleta de tantas conquistas que sempre temos muitos motivos para comemorar e presentear. Contudo, por vezes gostaríamos de enviar flores, mas não temos certeza de qual seria a melhor opção para cumprimentar por uma conquista alcançada. Tenha em mente: esse é um momento de extrema alegria, de vibração, de energia positiva. Assim, para acompanhar esse ritmo contagiante as flores devem transmitir alegria, entusiasmo, desejo de sucesso e boa sorte. E as cores responsáveis por essas sensações são o laranja e o amarelo.
Nem sempre é fácil reconhecer um erro, voltar atrás, pedir perdão. Entretanto é muito mais gratificante resolver logo uma situação de desentendimento do que guardar mágoas, alimentar rancores, tristezas, por dias ou mesmo, por semanas. Muitas pessoas têm dificuldades com palavras no momento de uma reconciliação. Assim, flores para pedir desculpas são uma ótima opção para acabar de vez com um desconforto.
Tamanho do buquê ou arranjo: jamais exagere no tamanho, nem tampouco utilize um número par de botões. Segundo as regras de etiqueta, o correto é sempre escolher uma quantidade ímpar, como por exemplo 15 botões de rosas. O número par de flores em um arranjo é destinado a funerais e velórios.
Arranjos podem ser enviados, ao passo que buquês devem ser entregues pessoalmente.
Tipos de flores: caso você não esteja familiarizado com a pessoa, evite presentear com botões que estão por abrir em razão de riscos alérgicos. Jamais presenteie com espécies que contenham espinhos, tais como cactos, nem tampouco envie flores artificiais.
Flores para homens: enviar flores para homens não é gafe, porém alguns cuidados devem ser tomados. Escolha espécies mais discretas, de nuances menos exuberantes e com arranjo em cores sóbrias. Algumas sugestões são: girassóis, cravos, antúrios e orquídeas.
Enviando flores pela primeira vez: quando você deseja presentear alguém com flores pela primeira vez, opte por um único botão ao invés de um buquê ou arranjo. Você permanece educado, elegante e evita qualquer tipo de mal-entendido.
Agora que você se tornou um especialista sobre envio de flores, que tal conhecer as floriculturas mais próximas na sua cidade? A Brasil Infos disponibiliza uma seleção completa de prestadores de serviços para que você tenha todas as informações necessárias, de maneira simples e rápida, para escolher as flores ideais para cada ocasião e a floricultura mais adequada às suas necessidades.
O serviço de transporte está presente em todo o país, ele movimenta a economia e traz para a sua casa…
Aqui na Brasil-Infos.com, sempre preparamos excelentes dicas dos serviços que estão cadastrados no nosso site. Um desses serviços básicos e…
O Covid-19 ou coronavírus é uma grande preocupação no mundo todo. Separamos aqui as informações mais úteis a respeito deste…
Os serviços internacionais dos Correios possuem concorrentes no mercado, mas a Brasil-Infos selecionou algumas informações sobre encomendas internacionais, que podem…
As principais reclamações em relação aos serviços dos Correios podem ter uma solução mais simples do que você imagina. A…
O que muda na vida de atuais e futuros trabalhadores com a Reforma da Previdência. Confira as novas regras para…