As 5 melhores praias do Brasil que você precisa conhecer


Com um litoral de quase 8 mil km de extensão, o Brasil é realmente um país privilegiado em termos de praias, ilhas, dunas, recifes de corais e outras belezas naturais únicas, dignas de cartão postal.

É quase impossível fazer um ranking, uma vez que a diversidade de atrações e atividades atrai perfis variados de turistas, seja para simplesmente relaxar ao sol, praticar esportes náuticos ou interagir com a natureza, por diversas vezes, intocada. Por isso, levamos em consideração vários fatores, sobretudo, a avaliação de quem já foi pessoalmente conferir de perto esses locais paradisíacos, para elaborar nossa lista com as 5 melhores praias do Brasil que você precisa conhecer. Garantimos que você não irá se arrepender.

5) Praia de Lopes Mendes

Nossa quinta colocada fica no estado do Rio de Janeiro, no município de Angra dos Reis, na famosa Ilha Grande.

Como chegar à Praia de Lopes Mendes
(Imagem: https://www.civitatis.com/fr/angra-reis/excursion-plage-lopes-mendes/)

Com mais de 2 km de areia fina e branquinha, a Praia de Lopes Mendes impressiona pelas diversas nuances de sua água e, ainda que seja uma praia oceânica, muito apreciada para a prática do surfe, é perfeitamente possível banhar-se em suas margens, em razão da pouca profundidade.

Para completar o cenário cinematográfico, a praia é desabitada: não espere encontrar dezenas de pousadas, restaurantes, aglomerações de turistas ou vendedores ambulantes em Lopes Mendes. Ao contrário, o que se vê (e se ouve) são os sons das ondas fortes batendo nas pedras, das gaivotas cantarolando ou do vento sussurrando leve nas folhas das amendoeiras.

Quando ir à Praia de Lopes Mendes

A praia de Lopes Mendes pode ser visitada o ano inteiro, sendo a primavera (de setembro a dezembro) e o outono (de março a junho) as melhores épocas, em razão das temperaturas mais amenas e do menor movimento de turistas.

Como chegar à Praia de Lopes Mendes

De barco

Barcos partem da Vila do Abraão (o principal povoado de Ilha Grande) logo pela manhã. O trajeto dura cerca de meia hora. Como as embarcações não podem atracar em Lopes Mendes, eles chegam na Enseada das Palmas e você precisa percorrer uma trilha na mata, após a Praia do Pouso até Lopes Mendes, por de cerca de 1 km. Existem alguns trechos íngremes, por isso, vá com calçados e roupas apropriados.

A pé

A partir da Vila do Abraão existe uma trilha que leva direto à praia de Lopes Mendes. Entretanto, existem muitas subidas e descidas e o trajeto é longo, totalizando quase 3 horas de caminhada. Essa opção é recomendada apenas para os praticantes de esportes e pessoas mais experientes em trilhas.

O que levar à Praia de Lopes Mendes

Como não existe estrutura em Lopes Mendes, é essencial levar alguma coisa para comer e, principalmente, para beber e se hidratar. Além disso, protetor solar e repelente contra insetos. Toalha ou canga para se deitar na areia, boné ou chapéu. Se você gosta de esportes aquáticos, o canto esquerdo da praia permite o mergulho livre, portanto não esqueça a máscara e o snorkel.

4) Praia de São Miguel dos Milagres

Se você está em busca de privacidade, interação direta com natureza exuberante, paz e relaxamento, seja bem-vindo à Costa dos Corais, 130 km que abrangem 8 praias paradisíacas, formando a segunda maior barreira de corais do mundo.

Como chegar à Praia de São Miguel dos Milagres
(Imagem: https://blog.levarti.com.br/sao-miguel-dos-milagres-alagoas/)

Localizado no litoral norte do estado de Alagoas está o município de São Miguel dos Milagres, cuja praia de mesmo nome está entre as mais bonitas do Brasil, por agregar em um só lugar uma ampla variedade de atrações.

Desde um bucólico passeio de jangada, com direito a um refrescante mergulho nas piscinas naturais de águas cristalinas, caminhadas despretensiosas pela orla, apreciando a infinidade de coqueiros, até a visitação ao Santuário do Peixe-boi marinho, a Praia de São Miguel dos Milagres é sinônimo de tranquilidade máxima.

Quando ir à Praia de São Miguel dos Milagres

A Praia de São Miguel dos Milagres pode ser visitada durante todo o ano, mas a melhor época é no período de menor chuva, que se estende de outubro a janeiro.

Como chegar à Praia de São Miguel dos Milagres

De carro

A partir de Recife, que fica a 190 km de São Miguel dos Milagres ou de Maceió, que está a pouco mais de 100 km da cidade. O transporte público na região é praticamente inexistente.

O que levar à Praia de São Miguel dos Milagres

Ainda que sossegada e rústica, São Miguel dos Milagres conta com boas opções de restaurantes e excelentes acomodações, não sendo necessário se preocupar muito com acessórios para a praia. Entretanto, não há registros de agências bancárias ou caixas eletrônicos na cidade, sendo conveniente levar algum dinheiro em espécie.

Para os amantes do mergulho livre, máscara e snorkel são indispensáveis. Além disso, protetor solar e câmera fotográfica para registrar momentos inesquecíveis num pequenino pedaço de paraíso.

3) Praia do Espelho

O destino mais romântico dessa lista fica no sul da Bahia, no distrito de Trancoso.

As charmosas pousadas, de decoração requintada, disponibilizam aos hóspedes gazebos e espreguiçadeiras para um merecido descanso, enquanto apreciam as nuances esverdeadas de um mar tranquilo. À noite, quando o luar projeta sua luz sobre as águas, os estabelecimentos completam a atmosfera de paz e tranquilidade, espalhando velas pelos arredores.

Como chegar à Praia do Espelho
(Imagem: https://viagemeturismo.abril.com.br/cidades/praia-do-espelho/)

A Praia do Espelho recebeu esse nome em razão do momento em que a maré está bem baixa e as águas estão praticamente paradas, sendo possível observar o reflexo do céu e das falésias no mar cristalino. Portanto, é fundamental consultar a tábua de marés antes de programar a sua viagem, pois uma das grandes atrações são as piscinas naturais que se formam, repletas de peixinhos multicoloridos e grandes extensões de recifes de corais. Visto de um dos mirantes, é um cenário de tirar o fôlego.

Quando ir à Praia do Espelho

A Praia do Espelho pode ser visitada durante todo o ano, mas no período de verão (de dezembro a março) costuma ficar lotada de turistas e de barcos atracados na orla.

Como chegar à Praia do Espelho

De carro

A partir de Trancoso são 24 km, enquanto que partindo de Arraial d’Ajuda são pouco mais de 40 km. As estradas são de terra, em condições relativamente precárias. Há disponibilidade de estacionamentos pagos ao chegar na praia.

Também existem linhas de ônibus e táxis que fazem o percurso, saindo tanto de Trancoso como de Porto Seguro e de Caraíva.

O que levar à Praia do Espelho

Os bares e restaurantes trabalham com o serviço de consumação mínima por pessoa e, dessa maneira, disponibilizam mesas, cadeiras, espreguiçadeiras e guarda-sóis a seus clientes. Cartões de crédito e de débito não costumam ser aceitos, por isso, leve dinheiro em espécie. E muito! Pois, em razão do acesso e da exclusividade, comidas e bebidas têm valores acima da média.

Protetor solar e repelente de insetos são essenciais. E, para caminhar por entre os recifes de corais é recomendada uma sapatilha apropriada para evitar acidentes. Por fim, não esqueça sua câmera fotográfica para registrar momentos incríveis nesse cenário cinematográfico.

2) Prainhas do Pontal do Atalaia

Dunas de areia branca, formações rochosas, vegetação ainda nativa, mar de águas calmas e cristalinas e até uma pequena gruta que promete tornar eterno o amor dos casais apaixonados – segundo lenda local, fazem das Prainhas do Pontal do Atalaia um dos destinos mais fascinantes entre turistas de todo o mundo.

Como chegar às Prainhas do Pontal do Atalaia
(Imagem: https://theculturetrip.com/south-america/brazil/articles/top-10-things-to-do-in-arraial-do-cabo/)

Localizadas no município de Arraial do Cabo, no estado do Rio de Janeiro, as duas praias se unem no período da maré alta, formando uma enorme piscina natural, cercada pela Mata Atlântica.

A estrutura no local é bem modesta: não existem bares ou restaurantes, ficando a comida e a bebida por conta de algumas barracas montadas na areia e dos vendedores ambulantes. Ainda que existam cadeiras e guarda-sóis para alugar, convém levar uma toalha ou canga, se você for numa época de grande movimento. Ao fim do dia, não deixe de conferir o famoso pôr-do-sol no Mirante do Pontal do Atalaia, outra atração imperdível durante sua estadia.

Quando ir às Prainhas do Pontal do Atalaia

As Prainhas do Pontal do Atalaia podem ser visitadas durante todo o ano, sendo o período de Ano-Novo e Carnaval (dezembro a março) o de maior movimento de turistas, além das mais altas temperaturas.

Como chegar às Prainhas do Pontal do Atalaia

De barco

Traineiras prestam serviços de “barco-táxi” e saem do píer da Praia dos Anjos em direção às Prainhas do Pontal do Atalaia. O trajeto leva cerca de 1 hora.

De carro

Do pórtico da cidade até a entrada do Pontal do Atalaia (que fica em condomínio de mesmo nome) são 15 minutos. Depois disso, outros 15 minutos até uma escadaria de madeira com cerca de 250 degraus que dá acesso à praia. Considere esse tempo sem levar em consideração o trânsito.

O que levar às Prainhas do Pontal do Atalaia

Em razão da pouca estrutura existente, bem como dos altos preços praticados, é conveniente levar algo para comer e para beber. Toalha, canga, boné, máquina fotográfica e protetor solar são indispensáveis.

1) Baía do Sancho

Inegavelmente a praia mais bonita do Brasil e consagrada por diversas vezes como a melhor praia do mundo, a Baía do Sancho figura em dezenas de sites de turismo especializados como um paraíso a ser explorado.

Como chegar à Praia do Sancho

Localizada no arquipélago de Fernando de Noronha, a 545 km de Recife, a Baía do Sancho faz parte do Parque Nacional Marinho, que ocupa cerca de 2/3 da ilha, sendo necessária a compra de um ingresso para entrar e permanecer na praia. Isso garante a preservação da área como evita a superlotação.

Quando ir à Baía do Sancho

A Praia do Sancho pode ser visitada durante todo o ano, sendo que se você quiser aproveitar a cachoeira que se forma no período das chuvas, opte por junho. Os preços também costumam cair. O Projeto Tamar realiza 2 eventos na ilha sob sua supervisão, que você também pode acompanhar:

1) soltura de tartarugas marinhas – no período de abril a julho

2) desova das tartarugas verdes – entre janeiro a maio

A época ideal para o mergulho livre se estende de agosto a novembro, enquanto de dezembro a fevereiro o mar se torna propício para a prática do surfe.

Como chegar à Praia do Sancho

A aventura começa ao chegar na entrada do Parque Nacional Marinho de Fernando de Noronha. Você deve escolher uma dentre as 3 trilhas que levam ao mirante principal da Baía do Sancho. Nesse momento, você vai se deparar com uma escadaria vertical, com mais de 200 degraus, encravada em uma fenda estreita, num paredão de pedra.

A sensação meio claustrofóbica e o esforço valem a pena? Milhões de viajantes ao redor do globo que elegeram a Baía do Sancho como a melhor praia do mundo em 2019 pelo Traveller’s Choice Awards do renomado site de turismo tripadvisor, garantem que sim.

Além da vista espetacular de um dos postos de observação, ao chegar na areia fina e branquinha será impossível não ficar extasiado com a tonalidade da água e a diversidade de vida marinha.

O que levar à Baía do Sancho

Não há absolutamente nenhuma estrutura na Baía do Sancho. É imprescindível levar alguma coisa para comer e, sobretudo, para beber. Sendo um dos melhores pontos de mergulho livre do país, máscara e snorkel são essenciais para os praticantes do esporte. Toalhas, cangas, bonés e protetor solar também não podem faltar. Se você tiver uma máquina fotográfica à prova d’água, não perca a oportunidade de registrar a fascinante vida marinha subaquática, como milhares de peixes multicoloridos, tartarugas e até tubarões.

Conclusão

De norte a sul, o país abriga destinos fascinantes no litoral para todos os gostos e estilos de viajantes, sendo tarefa quase impossível listar as 5 melhores praias do Brasil. Com a proximidade do verão e das férias, este artigo pretende apenas sugerir algumas das mais belas opções e ajudar você a conhecer melhor a riqueza, a beleza e a toda a diversidade que nossa terra tem a oferecer.


Deixe um comentário